5 dicas para escolher as melhores calças de trabalho

As calças de trabalho são uma parte essencial do vestuário de trabalho. Ao contrário de calças para uso quotidiano, as calças de trabalho são concebidas para proporcionar conforto e proteção na execução de tarefas no local de trabalho, especialmente em condições mais exigentes, de baixa visibilidade ou potencialmente perigosas.

No entanto, encontrar calças de trabalho duráveis e de boa qualidade pode ser um desafio. Assim, neste artigo, vamos explorar 5 dicas que deverá ter em conta ao escolher calças de trabalho.

1. Entenda as diferenças entre os materiais

As calças de trabalho estão disponíveis numa variedade de materiais diferentes, dependendo da aplicação específica para a qual foram concebidas e dos perigos a que se destinam a proteger.

Um dos materiais mais comuns das calças de trabalho é uma mistura de algodão-poliéster, que confere proteção contra arranhões e ferimentos causados por objetos cortantes. A utilização destes materiais assegura que as calças são respiráveis e confortáveis, mantendo-se simultaneamente muito duráveis. Isto torna-as ideais para quem trabalha em condições difíceis, promovendo ainda a segurança e a proteção.

2. Procure características adequadas

Idealmente, as calças de trabalho devem conferir um bom equilíbrio entre funcionalidade, segurança e conforto.

Para além de dependerem dos materiais usados no seu fabrico, estes fatores também variam conforme as características das calças em si. Abaixo, listamos algumas das principais:

Bolsos para coldre: utilizados para guardar ferramentas e equipamento.

Bolsos com reforços: para o armazenamento seguro de itens essenciais.

Costuras reforçadas: para evitar desgastes ou danos nas calças durante o trabalho.

Suporte de joelho: pode proporcionar maior apoio aos joelhos e maior durabilidade sem a necessidade de protetores de joelho (como veremos no ponto 5).

Tecido com elasticidade: para conforto e mobilidade no trabalho. Na M&M Protek, encontrará diversas calças de trabalho com tecido “stretch”.

Tecido respirável: permite conforto ao evitar o sobreaquecimento durante o trabalho, especialmente em climas mais quentes e em situações em que não é permitido o uso de calções de trabalho.

3. Proteção adicional contra fogo, eletrostática e químicos

Tal como o que acontece com qualquer EPI, as calças de trabalho devem ser escolhidas conforme o tipo de trabalho a que se destinam.

As calças de trabalho ignífugas são resistentes e duráveis, concebidas para proporcionar proteção contra os perigos associados ao calor e às chamas. O tecido é tratado quimicamente para que, quando exposto a uma chama ou fonte de calor, os químicos reajam e libertem gases que podem ajudar a retardar a propagação do fogo. Materiais sintéticos como o poliéster, acetato, nylon e rayon não são adequados para utilização em vestuário ignífugo, uma vez que podem derreter e potencialmente causar ferimentos se expostos ao fogo ou a temperaturas muito elevadas. Nestes casos, são preferíveis materiais como o kevlar, uma vez que têm maior resistência ao calor e possuem fibras com alta resistência.

Já no caso da proteção anti-estática, estas calças podem incluir fibras especiais, nomeadamente fibras de carbono incorporadas no próprio tecido da calça, o que oferece uma excelente proteção anti-estática.

Em situações de trabalho com químicos, deve ser assegurada proteção adequada, o que tipicamente é possível através de calças ou jardineiras com tratamento especial para proteção contra respingos químicos, segundo a norma EN 13034.

4. Considere a visibilidade

A alta visibilidade é um fator essencial para assegurar a segurança dos trabalhadores.

As calças de alta visibilidade são apropriadas para trabalho em ambientes de alto risco, tais como construção e trabalhos na proximidade da rede viária. São concebidas para serem altamente visíveis em qualquer situação e frequentemente oferecem proteção contra o vento e chuva.

As calças de alta visibilidade são tipicamente fabricadas a partir de algodão ou poliéster com a adição de bandas refletoras micro-prismáticas. Estas bandas proporcionam visibilidade adicional e cumprem os regulamentos de EPI para trabalhar em determinadas indústrias e ambientes.

5. Não se esqueça da proteção dos joelhos

As calças de trabalho devem conferir proteção completa dos membros inferiores, o que inclui os joelhos. Trabalhar ajoelhado durante longos períodos de tempo gera uma grande pressão sobre o corpo, podendo desgastar significativamente os joelhos.

Assim, é importante usar o tipo certo de proteção do joelho, que se adapte de forma ótima aos joelhos. Procure calças de trabalho cobertas pela norma EN 14404 – uma norma europeia que estabelece requisitos para proteger os joelhos dos trabalhadores contra impactos, pressão e perfuração por objetos pontiagudos.

Na nossa loja online, contamos com diversos modelos que cumprem esta norma.

Conclusão

A escolha das calças de trabalho adequadas pode fazer toda a diferença na segurança, conforto e produtividade dos trabalhadores.

Para além de considerar todas as normas europeias para proteção em determinadas circunstâncias, deverá sempre ter em conta os materiais e características das calças e avaliar como é que se adequam às particularidades do posto de trabalho.

Na loja online da M&M Protek, encontrará uma vasta seleção de calças de trabalho adequadas a diferentes situações e certificadas pelas normas europeias relevantes.

Por vezes, esta escolha não é fácil e requer muita ponderação. Se precisar de assistência na escolha das calças de trabalho ideais, fale connosco!

A nossa equipa de especialistas está pronta para ajudá-lo a escolher o melhor equipamento de proteção individual. Pode contactar-nos pelo 253 599 521 ou enviar-nos um e-mail para o geral@mmprotek.pt.

Formulário de Contacto