A segurança ESD é de extrema importância em muitas indústrias que incluem a utilização de equipamentos eletrónicos sensíveis e que têm uma grande proximidade com os mesmos. Graças aos esforços das entidades reguladoras como a ISO, estão em vigor normas de segurança ESD que servem de guia às empresas que pretendem melhorar a produção, eficiência e segurança no local de trabalho.
O que é ESD?
ESD significa Electrostatic Discharge (Descarga Eletrostática). Eletricidade estática é uma carga elétrica que está em repouso. Esta é criada principalmente pelo desequilíbrio de eletrões que permanecem numa superfície específica, ou no ar. Este desequilíbrio (que é causado pela ausência ou excesso de eletrões) provoca assim um campo elétrico capaz de influenciar outros objetos à distância.
Este fenómeno comum pode causar danos ou defeitos em produtos/componentes eletrónicos, principalmente componentes SMD (Surface Mounting Devices). Por exemplo, estes danos são muito comuns durante a reparação de telemóveis, devido à maior probabilidade de descargas eletrostáticas.
Há vários fatores envolvidos na adoção de uma estratégia abrangente de proteção total contra ESD – a mera introdução de alguns produtos anti-estáticos no processo de trabalho habitual não é suficiente. Um controlo ESD adequado assegura a combinação certa de ferramentas, vestuário, ambiente de trabalho, formação de pessoal e atuação dos funcionários.
O que é a proteção ESD?
A proteção ESD é o processo de proteção de dispositivos e componentes eletrónicos sensíveis contra os efeitos potencialmente prejudiciais da descarga eletrostática. Sempre que estiver em contacto físico direto com circuitos e outros componentes eletrónicos, terá de estar ciente do impacto potencial dos incidentes de ESD.
Simplificando, ESD equivale a um mini-relâmpago sobre um dispositivo eletrónico. Dependendo da quantidade de energia libertada e da sensibilidade dos componentes, alguns incidentes de ESD podem ser totalmente inofensivos. Contudo, podem também causar vários problemas de fiabilidade e desempenho, pequenos danos latentes em componentes individuais, fusão/explosão, ou mesmo a falha completa de um sistema.

Uma estratégia de proteção ESD deve cobrir diversas vertentes dentro da empresa, nomeadamente:
- Produtos de controlo ESD
- Fatores ambientais
- Vestuário de trabalho com proteção ESD
- Formação em proteção de ESD e nas técnicas aprovadas de manipulação de componentes
Qual a importância dos EPI’s com ESD em ambientes explosivos?
As descargas eletroestáticas são uma fonte de ignição que podem provocar explosões e incêndios de graves consequências em muitos ambientes industriais.
A indústria petrolífera, das embalagens de plástico, pirotécnica, madeiras e farmacêutica são alguns exemplos em que há necessidade de aplicar proteções anti-estáticas para se prevenirem de acidentes graves, já que as descargas eletroestáticas podem ter consequências dramáticas.
No ambiente industrial, a eletricidade estática é preocupante, devido ao arco elétrico suscetível de ocorrer, e que dá lugar a riscos de explosões em ambientes ATEX (atmosferas explosivas) caso existam as seguintes condições:
- Atmosfera com vapores inflamáveis;
- Descargas com formação de arco elétrico;
- A descarga é suficiente para inflamar o ambiente.
Dessa forma, é extremamente importante o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual, que minimizem os possíveis riscos associados a uma descarga eletroestática num ambiente explosivo.
Vestuário de proteção ESD
Deve procurar vestuário que evite a descarga eletrostática de componentes eletrónicos. As fibras anti-estáticas (condutoras) neste tipo de vestuário impedem a acumulação de cargas, que é regulada pela norma EN 61340-5-1. O vestuário de proteção ESD é testado de acordo com a norma EN 1149-5.
Na loja M&M Protek, encontrará diversas peças de vestuário que cumprem estas normas, tais como:
- Calça ESD, Anti-Estática
- Calça Bizflame Pro
- Sweat Ignífuga e anti-estática
- Bata Anti-Estática
- Fato Macaco Anti-Estático (super leve – 210 gr.)
Calçado de proteção ESD
O calçado de proteção ESD e o calçado anti-estático ajudam a minimizar a acumulação de eletricidade estática gerada quando um trabalhador se encontra em movimento, já que é um calçado projetado para conduzir rapidamente qualquer carga latente para o chão. Contudo, o calçado de proteção ESD é mais eficaz do que o calçado anti-estático mais básico, conseguindo conduzir as cargas latentes para o chão com resistências ainda mais baixas. Como tal, cumpre critérios mais rigorosos para o controlo de ESD, sendo totalmente seguro.
Alguns exemplos de calçado com proteção ESD incluem:
- Sapato de segurança em couro Compositelite ESD S1
- Sapato S3 SRC ESD Modelo MICRO
- Bota S3 SRC ESD Modelo HYBRID
Luvas de proteção ESD
As luvas de proteção ESD deverão ser usadas tanto em ambientes esterilizados como nas situações de controlo eletrostático. Tornam o manuseio de artigos e componentes como PCBs e motherboards muito mais seguro sem correr o risco de uma súbita descarga estática sobre os componentes sensíveis.
São tipicamente fabricadas a partir de materiais como o poliéster estático-dissipativo e ajudam a melhorar a aderência, bem como a proteger a eletrónica e os dispositivos dos óleos naturais da nossa pele.
As luvas ESD são testadas de acordo com a norma EN 1149-5 ou com as normas mais recentes para luvas anti-estáticas, como a EN 16350.
Alguns exemplos de luvas com proteção ESD incluem:
Conclusão
Diferentes indústrias e produtos têm diferentes normas para o cumprimento integral dos requisitos, formação e certificação ESD. Regra geral, o vestuário de proteção tem um papel crucial na garantia de condições de trabalho que minimizam este risco.
Na loja online M&M Protek, encontrará uma ampla gama de vestuário e calçado com proteção ESD e anti-estática, que promovem um ambiente de trabalho mais seguro.
Se precisar de assistência na escolha deste vestuário, fale connosco! A nossa equipa de especialistas está pronta para ajudá-lo a escolher o melhor material de proteção individual. Pode contactar-nos pelo 253 599 521 ou enviar-nos um e-mail para o geral@mmprotek.pt.