Qual o significado da norma EN 388?

Na M&M Protek, encontrará diversas luvas de proteção e de trabalho que cumprem a norma EN 388:2016. Mas sabe o que significa exatamente esta norma?

Nem sempre é fácil compreender todos os diferentes pictogramas, normas e padrões de qualidade. Com a ajuda deste artigo, encontrará e compreenderá mais facilmente as informações necessárias em cada embalagem e ficha técnica, para que possa fazer a escolha certa ao comprar luvas de proteção.

Siga sempre as instruções do manual para garantir que o produto é utilizado de forma correta.

O que é então a norma EN388?

A Norma Europeia para Luvas de Proteção, EN 388, foi atualizada em 4 de novembro de 2016. Trata-se de uma norma europeia de segurança para luvas que fornecem proteção das mãos contra riscos mecânicos. Esta norma envolve seis testes específicos que são concebidos para avaliar o desempenho de uma luva e do seu tecido/camadas.

Luvas que cumprem a norma EN 388 protegem-no contra riscos mecânicos. Apresentam o pictograma de um martelo e de uma tábua. Os diferentes tipos de resistências são:

  • A: Resistência à abrasão (ciclos)
  • B: Resistência ao corte (índice)
  • C: Resistência ao rasgo (newtons)
  • D: Resistência à perfuração (newtons)
  • E: Resistência aos cortes (Newtons)
  • F: Proteção contra impactos

Compreender os testes de resistência EN388

A = Resistência à abrasão

A resistência de uma luva à abrasão refere-se a quantas vezes pode suportar a pressão abrasiva provocada por uma lixa. Medida em rotações, uma luva com baixa resistência à abrasão pode sobreviver apenas a 100 rotações (nível 1), enquanto que uma luva com alta resistência à abrasão pode suportar mais de 8.000 (nível 4). A resistência à abrasão é especialmente importante para o manuseamento de materiais ásperos, tais como tijolos. O nível de resistência à abrasão é indicado com um número entre 1 e 4.

B = Resistência ao corte

A resistência ao corte é medida através do Teste do Coupe, que se completa com um peso específico (5 Newtons) e uma lâmina circular que efetua vários cortes na luva. O Teste do Coupe é classificado de 1-5. No entanto, as luvas que testam além do nível 3 ou produzem uma leitura falsa do Teste do Coupe receberão classificação “X”, e o Teste do Corte ISO é utilizado para determinar o nível de proteção ao corte da luva.

Luvas com uma elevada resistência ao corte com lâmina são ideais para trabalhar com materiais afiados, tais como chapas de metal e vidro.

C = Resistência ao rasgo

A resistência ao rasgo é medida em Newtons com uma máquina de resistência à tensão, utilizando material da palma de quatro amostras de luvas. O material é colocado em duas garras da máquina, sendo a resistência ao rasgo medida à medida que estas garras se afastam a um ritmo constante de velocidade (100mm/min). A força necessária para rasgar o material serve de referência. Luvas com elevada resistência ao rasgo resistem a maior pressão e a condições de trabalho mais duras. O nível de resistência ao rasgo é indicado com um número entre 1 e 4.

D = Resistência à perfuração

A resistência à perfuração é medida usando uma ponta redonda – semelhante à de um prego. Este é empurrado 50mm a uma velocidade consistente de 100mm/min por uma máquina de ensaio de compressão. O nível 1 é o nível mais baixo de resistência à perfuração que uma luva pode receber e o nível 4 é o mais alto.

E = Resistência aos cortes

O teste de resistência aos cortes é realizado com uma lâmina reta que passa sobre um pedaço de material uma vez. A principal diferença é a pressão variada que é aplicada, sendo o nível de pressão mais baixo 2 Newtons (204g), variando até 30 Newtons (3,059g). A resistência de corte ISO é classificada entre A (mais baixa) e F (mais alta). 

As luvas de baixo nível de resistência ao corte são adequadas para montagem regular de peças e manuseio de material. As classificações de alto nível devem ser usadas sempre que sejam manuseados objetos potencialmente cortantes.

F = Proteção contra impactos

O teste de proteção contra impactos é uma nova adição à norma EN388, centrada na proteção contra impactos nas costas da mão. No teste, a luva é atingida com 2,5kg com uma energia de impacto de 5J. Para passar, a luva deve transmitir uma força máxima de 7,0kN. Este teste é ou um Pass (P) ou um Fail (F).

Luvas com proteção contra impactos protegem a mão contra esmagamento, apertos e impactos vindos de cima. Estas são normalmente identificadas pelo seu invólucro exterior durável, composto de material sólido de borracha.

Como ler um pictograma EN388?

Para compreendermos melhor a leitura do pictograma EN388, vejamos o exemplo da luva proteção ao corte D, fibra hppe/nitrilo. Analisando a sua ficha técnica, encontramos o pictograma abaixo, que deve ser interpretado usando a seguinte chave:

Assim, podemos concluir que a luva proteção ao corte D, fibra hppe/nitrilo tem excelente resistência à abrasão e aos rasgos e boa resistência ao corte e perfuração.

Consulte outros modelos de luvas de proteção EN388 na nossa loja online

Conclusão

Proteja-se sempre da melhor forma possível. Escolha o equipamento de proteção pessoal apropriado para uma tarefa específica. Desta forma, não só trabalhará em segurança, mas também melhor e mais confortavelmente.

Como mostramos neste artigo, interpretar os pictogramas EN388 não é tão complexo como pode parecer à primeira vista. Portanto, considere sempre o trabalho ao qual se destinam as luvas de proteção e equipare com o respectivo pictograma EN388 das luvas que pretende comprar para a sua equipa.

Se precisar de assistência nesta interpretação ou escolha, fale connosco! A nossa equipa de especialistas está pronta para ajudá-lo a escolher o melhor material de proteção individual. Pode contactar-nos pelo 253 599 521 ou enviar-nos um e-mail para o geral@mmprotek.pt.

Formulário de Contacto