Proteção auditiva: cuidados e produtos essenciais

A proteção auditiva é uma das áreas mais importantes da saúde no trabalho. Por vezes, tarefas que implicam a utilização de ferramentas ou de equipamentos ruidosos podem danificar a saúde auditiva, principalmente se estiver sujeito a eles durante longos períodos de tempo.

A boa notícia é que existem equipamentos de proteção auricular, como auscultadores ou tampões, que ajudam a mitigar os efeitos negativos que a exposição a muito ruído podem causar.

Chuveiro e lava olhos de emergência: a sua importância no local de trabalho

Chuveiro e lava-olhos de emergência são fundamentais para salvaguardar a segurança dos trabalhadores num local de trabalho, uma vez que evitam consequências graves na saúde dos trabalhadores em caso de acidente com matérias químicas. Fazem parte dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) de que já falamos aqui no blog. São especialmente necessários em espaços de trabalho onde os trabalhadores estão em contacto com matérias químicas  ou perigosas que podem gerar queimaduras ou problemas graves na saúde ocular dos trabalhadores, tais como laboratórios, oficinas, entre outros. 

Arnês de segurança: a importância deste e de outros equipamentos anti-queda

Homem utilizando arnês de segurança enquanto faz trabalhos em altura

Sabia que as quedas de alturas vitimam 1 300 pessoas por ano na Europa? Os trabalhos em altura (realizados a partir de 1,5m de diferença do pavimento ou plataforma) expõe os trabalhadores a grandes riscos e podem ter consequências graves. Assim se explica que a utilização de equipamentos anti-queda, como o arnês de segurança, seja fundamental e obrigatório.

Se a sua empresa faz trabalhos em altura regularmente ou mesmo de forma excecional, é importante que adote medidas de segurança e tenha na sua posse os equipamentos adequados para salvaguardar a segurança e bem-estar dos seus colaboradores.