Conheça os 9 equipamentos essenciais para segurança no trabalho

No mercado laboral, os melhores equipamentos para garantir a segurança no trabalho dependem da atividade em causa e de todos os fatores relacionados que possam representar perigo para o trabalhador. Conheça, neste artigo, os 9 equipamentos imprescindíveis para garantir a segurança no trabalhoO mais importante é garantir, através de formações, que todos os trabalhadores conhecem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que devem usar e sabem manuseá-los e acondicioná-los corretamente. 

Saiba como escolher a máscara de proteção adequada à sua profissão

As Máscaras Respiratórias ou Aparelhos de Proteção Respiratória são EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) indispensáveis para quem trabalha num ambiente propício à inalação de partículas nocivas para o corpo humano, tais como vapores orgânicos, fumos e gases, entre outros. No mercado existe uma grande variedade de máscaras respiratórias, o importante é saber como escolher a máscara de proteção adequada à sua profissão.

Capacetes de Proteção – para muitos a diferença entre a vida e a morte

O uso de capacetes de segurança em determinadas atividades é imprescindível e, muitas vezes, pode significar a diferença entre a vida e a morte. Usar corretamente o capacete no local de trabalho é uma das medidas de precaução indispensável contra a queda de materiais. A cabeça e o crânio devem estar SEMPRE protegidos. Um pequeno deslize pode tomar proporções gigantescas, resultando em acidentes graves que, nos piores casos, chegam mesmo a ser fatais.

A importância de usar luvas de proteção no trabalho

É um dever de todas as instituições empregadoras assegurar a proteção do trabalhador durante a exposição a agentes químicos, apenas assim é possível primar pela sua segurança e proteção. O contacto da pele com produtos químicos pode ter consequências de vários níveis: reações alérgicas, dermatites, queimaduras ou consequências manifestadas a longo prazo derivadas da absorção de produtos químicos através da pele. A utilização de luvas de proteção é, por isso, imprescindível na prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais relacionadas com a exposição das mãos. É sabido que as lesões nas mãos são muito frequentes, uma vez que são as partes do corpo que têm maior contacto com agentes corrosivos.

Soluções de proteção contra quedas em altura

O risco de quedas em altura consiste num risco físico-mecânico reconhecido pela legislação Portuguesa na Directiva do concelho de 30 de Novembro de 1989 relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de protecção individual no trabalho (terceira directiva especial, na acepção do n.o 1 do artigo 16.o da Directiva 89/391/CEE) (89/656/CEE), alterada pela Directiva 2007/30/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de Junho de 2007. Descubra as melhores soluções de proteção contra quedas em altura.