Proteção auditiva: cuidados e produtos essenciais

A proteção auditiva é uma das áreas mais importantes da saúde no trabalho. Por vezes, tarefas que implicam a utilização de ferramentas ou de equipamentos ruidosos podem danificar a saúde auditiva, principalmente se estiver sujeito a eles durante longos períodos de tempo.

A boa notícia é que existem equipamentos de proteção auricular, como auscultadores ou tampões, que ajudam a mitigar os efeitos negativos que a exposição a muito ruído podem causar.

Chuveiro e lava olhos de emergência: a sua importância no local de trabalho

Chuveiro e lava-olhos de emergência são fundamentais para salvaguardar a segurança dos trabalhadores num local de trabalho, uma vez que evitam consequências graves na saúde dos trabalhadores em caso de acidente com matérias químicas. Fazem parte dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) de que já falamos aqui no blog. São especialmente necessários em espaços de trabalho onde os trabalhadores estão em contacto com matérias químicas  ou perigosas que podem gerar queimaduras ou problemas graves na saúde ocular dos trabalhadores, tais como laboratórios, oficinas, entre outros. 

Arnês de segurança: a importância deste e de outros equipamentos anti-queda

Homem utilizando arnês de segurança enquanto faz trabalhos em altura

Sabia que as quedas de alturas vitimam 1 300 pessoas por ano na Europa? Os trabalhos em altura (realizados a partir de 1,5m de diferença do pavimento ou plataforma) expõe os trabalhadores a grandes riscos e podem ter consequências graves. Assim se explica que a utilização de equipamentos anti-queda, como o arnês de segurança, seja fundamental e obrigatório.

Se a sua empresa faz trabalhos em altura regularmente ou mesmo de forma excecional, é importante que adote medidas de segurança e tenha na sua posse os equipamentos adequados para salvaguardar a segurança e bem-estar dos seus colaboradores. 

Quando é obrigatório usar roupa refletora?

A roupa refletora, ou vestuário de trabalho de alta visibilidade, está incluída nos Equipamentos de Proteção Individual  (EPIs) e são a primeira linha de defesa pois permite diferenciar o utilizador do ambiente, sempre protegendo a sua vida e integridade física. Devem, por isso, ser utilizados pelos trabalhadores que se encontram em ambientes de pouca visibilidade e precisam especialmente de ser vistos.

Máscara e filtro: a escolha acertada para proteção respiratória

A utilização de máscara de proteção ajuda a evitar danos nas vias respiratórias.

Num local de trabalho, os perigos podem estar escondidos em qualquer lugar, até no ar que respiramos. Este é um risco a que deve estar especialmente atento caso os seus trabalhadores estejam em contacto permanente com materiais que libertem substâncias ou gases tóxicos que põe em causa a proteção do seu sistema respiratório. 

Calçado de biqueira de aço ou de compósito: por qual devo optar?

Calçado de biqueira de aço ou de compósito?

A utilização de calçado de segurança apropriado é essencial para salvaguardar a segurança dos seus colaboradores e, durante muito tempo, os sapatos e botas de biqueira de aço foram a melhor opção para manter os pés seguros de possíveis impactos e quedas. Contudo, com o passar dos anos, surgiram as biqueiras de compósito, que se têm revelado uma alternativa segura e confortável às tradicionais botas de biqueira de aço. 

Tanto uma opção como outra oferecem uma boa proteção aos pés. Contudo, cada uma tem um conjunto de características e propriedades que pode não conhecer. No artigo de hoje, vamos perceber as principais diferenças entre sapatos de biqueira de aço e de compósito

Kit de primeiros socorros para empresas: tudo o que tem de saber!

Kit de primeiros socorros

Garantir a segurança dos trabalhadores no local de trabalho é responsabilidade da entidade patronal e existem um conjunto de regras de segurança que ajudam a prevenir acidentes de trabalho. Contudo, quando eles acontecem, é importante que se esteja preparado com um kit de primeiros socorros para prevenir consequências maiores. Hoje, trazemos tudo aquilo que precisa saber sobre kit de primeiros socorros. 

Proteção ocular no trabalho: 5 dicas essenciais

Homem utilizando viseira de proteção ocular enquanto opera um barbequim

Existem algumas profissões, como a soldadura, a mineração ou a indústria de forma geral (metalurgia, têxtil, cerâmica, química, alimentícia), que estão mais susceptíveis a sofrerem acidentes de trabalho que afetam a saúde dos olhos. Por isso, no artigo de hoje a M&M Protek vai partilhar consigo dicas indispensáveis para garantir a sua proteção ocular