Boas práticas, dicas e como conservar EPI’s na sua empresa!

Usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) corretamente é essencial para garantir a segurança no local de trabalho. Se procura aconselhamento sobre como usar EPIs corretamente, assim como algumas dicas para conservar os EPIs em bom estado, então a leitura deste artigo vai ser importante para si. Saiba aqui, tudo o que precisa para usar EPI’s corretamente!

EPI’s para Motosserristas – Tudo o que precisa de saber!

Em indústrias como a florestal e a agrícola, os motosserristas desempenham um papel crucial na manutenção de áreas verdes. No entanto, esta profissão acarreta uma série de riscos e perigos inerentes. Desde o manuseamento das máquinas até à exposição de detritos ou outros materiais perigosos, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são extremamente importantes para a segurança dos motosserristas no seu local de trabalho.

Neste artigo, dedicado à proteção dos motosserristas, vamos explorar quais os tipos de equipamentos existentes, qual a importância e vantagem da utilização de cada um deles, e dizer-lhe onde pode comprar os EPI’s adequados a esta profissão de risco. Fique desse lado para descobrir tudo o que precisa de saber sobre EPI’s para Motosseristas.

Tapete antifadiga para trabalho: descubra os benefícios

No dia-a-dia exigente das indústrias, os trabalhadores enfrentam frequentemente o desafio de permanecerem de pé durante períodos prolongados sobre superfícies duras, um cenário que pode provocar um esforço físico significativo. Nestes ambientes, o tapete antifadiga de trabalho surge como uma solução fundamental, oferecendo não só conforto, mas também contribuindo para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Neste artigo, abordaremos o modo como estes tapetes são um elemento indispensável nos locais de trabalho das indústrias, aumentando o bem-estar, segurança e a produtividade dos trabalhadores.

Kit de primeiros socorros para empresas: tudo o que tem de saber!

Kit de primeiros socorros

Atualizado em Dezembro de 2023

Garantir a segurança dos trabalhadores no local de trabalho é responsabilidade da entidade patronal e existem um conjunto de regras de segurança que ajudam a prevenir acidentes de trabalho.

Contudo, quando eles acontecem, é importante que se esteja preparado com um kit de primeiros socorros para prevenir consequências maiores. Um kit de primeiros socorros bem equipado pode fazer toda a diferença, motivo pelo qual se encontra previsto na Lei Portuguesa.

Assim, hoje, trazemos tudo aquilo que precisa de saber sobre o Kit de Primeiros Socorros.

Norma EN 342: descubra os EPIs contra o frio

Em Portugal, como em muitas partes do mundo, o frio pode representar riscos significativos no local de trabalho. Especialmente durante os meses mais frios e chuvosos, é crucial assegurar uma proteção adequada e segura para os trabalhadores. 

As temperaturas médias mais baixas em território nacional registam-se entre dezembro e fevereiro, variando tipicamente entre 6°C e 14°C, mas com mínimas negativas frequentes, principalmente nas regiões do interior de Portugal.

Apesar de Portugal ser um dos países europeus com invernos menos rigorosos, em 2022, o frio em Portugal foi responsável por cerca de 400 mortes, o que sublinha a importância deste fator também no local de trabalho.

Assim, neste artigo vamos explorar com mais detalhe a proteção contra o frio no local de trabalho e o modo como a norma EN 342 regula equipamentos de proteção individual (EPIs), especificamente na proteção contra o frio.

Monóxido de carbono no local de trabalho? Saiba os sintomas de intoxicação e como prevenir

Na azáfama do trabalho do dia a dia, especialmente em ambientes industriais, existem perigos ocultos que frequentemente passam despercebidos até se manifestarem em graves problemas de saúde.

Uma dessas ameaças invisíveis é a intoxicação por monóxido de carbono, uma condição potencialmente mortal que permanece silenciosa devido à natureza do gás envolvido.

Compreender, reconhecer e prevenir proativamente este perigo é fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro. Portanto, olhemos com detalhe para este perigo, os sintomas envolvidos, e como preveni-lo no local de trabalho.

O que são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)?

A proteção do bem-estar dos trabalhadores em ambientes de risco é imprescindível.

Embora os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) sejam geralmente reconhecidos, os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são igualmente cruciais, mas muitas vezes menosprezados.

Neste artigo, procuraremos esclarecer o que é um EPC, qual a sua importância, quais os diversos tipos existentes e qual a sua diferença em relação aos EPI.

Norma EN 166: qual a importância para a proteção dos olhos?

Os ambientes de trabalho, independentemente do setor, apresentam riscos potenciais para os nossos olhos. Seja devido a partículas projetadas no manuseio de ferramentas na indústria metalúrgica ou salpicos de produtos químicos em laboratórios, é fundamental que os trabalhadores protejam a sua visão.

Em Portugal, como em muitos outros países europeus, a importância da proteção dos olhos não pode ser subestimada. De acordo com um estudo de 2020, os olhos são a segunda parte do corpo que registou maior número de participações de acidentes de trabalho, ultrapassados apenas pelas pontas dos dedos (dados para a indústria metalúrgica). Muitas destas lesões poderiam ter sido evitadas através do uso de óculos de proteção adequados.

Assim, importa compreender os diferentes tipos de óculos de proteção para trabalho e, inevitavelmente, desvendar o significado da norma EN 166.