Luva térmica EPI para frio: o que saber antes de comprar

O tempo frio pode ser perigoso mesmo que não se esteja a trabalhar no exterior. Estes perigos podem agravar-se para trabalhadores de algumas indústrias que lidam com temperaturas negativas e outras condições meteorológicas perigosas no Inverno.

O tempo frio significa um risco acrescido de lesões nas mãos, quer diretamente relacionadas com o frio ou devido a efeitos secundários que impeçam os trabalhadores de fazerem o seu trabalho em segurança.

Para prevenir estes efeitos perigosos para a saúde, é importante que os trabalhadores se protejam do tempo frio. O uso de roupa quente, incluindo luvas de trabalho isoladas, pode ajudar a manter o corpo quente e prevenir a hipotermia e as queimaduras por frio.

Neste artigo, vamos explorar a importância das luvas térmicas como um dos EPIs mais importantes para o frio e o que deve ter em conta na sua escolha.

Avalie as condições de trabalho

A rotina diária de trabalho é o primeiro fator que deve considerar na sua análise de quais luvas EPI serão as mais indicadas.

Para além da temperatura ambiente à qual os trabalhadores estarão expostos durante o seu dia de trabalho, deverá também considerar outras condições climatéricas adversas, especialmente o vento.

O vento é um dos principais fatores que pode alterar drasticamente a necessidade de EPI mais reforçado contra o frio, uma vez que a exposição ao vento frio pode rapidamente baixar a temperatura corporal. Nestes casos, poderá precisar de luvas mais fortemente isoladas para proteger as suas mãos de vento intenso.

Deve também ter em conta o tipo de material que irá manusear. A água e o metal são excelentes condutores do frio, pelo que levam a um rápido arrefecimento das mãos. O manuseio de qualquer um deles irá afetar o desempenho das suas luvas e, consequentemente, qual o tipo de luva mais indicado para estas situações.

Como veremos mais à frente, poderá referir-se à norma EN 511 para avaliar a proteção de uma luva contra o frio de contacto, o que é especialmente importante no caso do manuseio de materiais frios ou altamente condutores do frio. Também deverá considerar luvas com reforço adicional na ponta dos dedos (por exemplo, espumas de nitrilo), uma vez que estas oferecem uma camada adicional de proteção contra estas superfícies.

Privilegie o isolamento térmico

O principal objetivo das luvas EPI térmicas é garantir o devido isolamento das mãos contra condições de frio. Assim, é essencial que considere o forro das luvas, que estará em contacto direto com a pele.

Para um maior isolamento, as luvas poderão ter forro duplo ou um forro especial isolante, bem como punhos tricotados ou ajustáveis, para uma maior preservação do calor no seu interior.

Outro fator vital é o revestimento da luva, nomeadamente revestimentos de acrílico quente, que conferem uma barreira protetora contra frio por contacto, como explicaremos na secção seguinte.

Quentes… mas respiráveis

Embora a principal função das luvas EPI contra o frio seja manter as mãos quentes, deve sempre procurar que estas permitam a correta ventilação das mãos, para evitar condensação indesejada.

Quando as suas mãos sobreaquecem dentro das luvas, podem ficar suadas e molhadas, o que pode fazer com que as luvas percam as suas características de isolamento térmico. As luvas de proteção contra o frio com alguma respirabilidade permitem que o ar escape, impedindo que as suas mãos sobreaqueçam.

Procure luvas com um forro impermeável e respirável. Este material tem poros minúsculos que impedem que as gotículas de água penetrem na membrana, permitindo que o vapor escape. Quando as mãos começam a suar, os vapores saem das mãos e passam para o exterior da luva para se evaporarem.

Para a máxima respirabilidade, considere luvas de fibras naturais, como a lã.

Compreenda a norma EN 511

EN 511 é a norma europeia que garante que as luvas de proteção térmicas e resistentes ao frio são seguras e adequadas para o uso em condições de frio adverso. O teste de luvas é vital porque dá ao utilizador uma garantia sobre a quantidade e o nível de proteção que está a receber antes de fazer uma compra.

Ao abrir a ficha técnica de umas destas luvas na loja online da M&M Protek, provavelmente verá a identificação da sua classificação segundo a EN 511. Por exemplo: EN 511 (X.2.X.)

Estes três parâmetros são o resultado dos testes seguintes:

Resistência ao frio convectivo: capacidade das luvas em oferecerem proteção contra o ar frio.

Resistência ao frio por contacto: capacidade das luvas em oferecerem proteção no manuseio de material a temperaturas muito reduzidas.

Permeabilidade à água: classificação das luvas como impermeáveis à água (1) ou não (0).

Por fim, e regressando ao exemplo inicial (X.2.X.), convém notar que a notação “X” indica que a luva não foi testada nesse parâmetro em específico. Ou seja, no exemplo, a luva não foi testada quanto à resistência ao frio convectivo nem quanto à permeabilidade à água, mas tem uma classificação 2 no parâmetro de resistência ao frio por contacto.

Conclusão

A proteção dos trabalhadores contra o frio deverá ser um dos fatores mais importantes a ter em conta na avaliação de EPIs, especialmente em casos de trabalhos no exterior durante os meses mais frios, ou de manuseio de materiais a baixas temperaturas.

Na loja online da M&M Protek, encontrará uma vasta seleção de luvas de proteção contra o frio especialmente concebidas para fornecerem a destreza, conforto térmico, respirabilidade e proteção necessárias à execução de trabalhos em segurança. Poderá sempre consultar a ficha técnica de cada luva para avaliar as suas características e classificação EN 511.

Embora neste artigo tenhamos explicado quais os principais fatores a ter em conta nesta escolha, nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio certo de luvas quentes e respiráveis. Por isso, fale connosco e teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar a solução certa para si ou para a sua empresa!

Pode contactar-nos pelo 253 599 521 ou enviar-nos um e-mail para o geral@mmprotek.pt.

Formulário de Contacto