É muito comum que nas indústrias da restauração ou confeção, assim como na área da saúde, agricultura e/ou da construção civil, a contaminação do ar com produtos e partículas seja, na maior parte das vezes, nociva à saúde humana e exija o uso de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para proteção respiratória, também conhecidos como máscaras de proteção respiratória ou aparelhos de proteção respiratória (APR).
Conheça 8 dicas para usar corretamente equipamentos de proteção respiratória e previna-se de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de contaminantes nocivos que estão presentes na atmosfera – como poeiras, vapores orgânicos, fumos e gases, entre outros agentes químicos.
1. Respeite sempre as instruções do fabricante
Todas as dicas referentes a uma utilização correta dos equipamentos de proteção respiratória não se sobrepõem às instruções que se encontram nas fichas técnicas dos fabricantes das máscaras de proteção respiratória – estas deverão ser sempre consultadas antes de começar a usar um aparelho de proteção respiratória no seu local de trabalho.
2. Faça uma utilização individual e não partilhada do seu equipamento de proteção respiratória
Independentemente de exercer as mesmas funções laborais que um colega de trabalho, a sua máscara de proteção respiratória é individual e, como tal, não deve ser partilhada com mais ninguém.
As empresas distribuem um aparelho de proteção respiratória a cada trabalhador conforme as suas necessidades laborais e registam esse processo de distribuição de acordo com o Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.
Contudo, cabe ao trabalhador zelar pela boa utilização, manutenção e armazenamento do seu equipamento de trabalho.
3. Esteja informado sobre os riscos e os perigos da sua profissão
Para usar corretamente equipamentos de proteção respiratória é fundamental que esteja informado sobre os riscos e os perigos decorrentes da sua atividade profissional. Além disso, deve conhecer as medidas de segurança que precisam de ser colocadas em prática para assegurar a sua saúde e segurança, bem como as medidas que devem ser implementadas em situações de emergência.
4. Receba formação adequada para manusear corretamente a sua máscara de proteção
A utilização de uma máscara de proteção respiratória carece de formação específica para o efeito.
Os trabalhadores devem receber, preferencialmente, formação regular das empresas (pelo menos uma vez por ano) sobre várias temáticas relacionadas com os seus equipamentos de proteção respiratória: seleção, utilização, precauções, manutenção e armazenamento.
Em relação ao processo de seleção de uma máscara de proteção respiratória, consulte o artigo do nosso blog “Saiba como escolher a máscara de proteção respiratória adequada à sua profissão” para ficar melhor informado e fazer uma escolha mais consciente do aparelho de proteção respiratória mais apropriado para si.
A formação dos trabalhadores deve abordar os aspetos seguintes:
- Riscos e perigos que os trabalhadores estão expostos nas suas profissões e quais as consequências que advêm dessa exposição.
- Necessidade do uso apropriado dos equipamentos de proteção respiratória para o desempenho das tarefas dos trabalhadores e quando é que eles devem ser utilizados.

- Utilização e manutenção eficaz das máscaras de proteção respiratória.
- Riscos da utilização e manutenção incorreta dos equipamentos de proteção respiratória.
- Avaliação do estado geral dos aparelhos de proteção respiratórios antes, durante e depois da sua utilização – identificando as limitações e cuidados de manutenção a ter com os respetivos APR´s.
- Higienização, desinfeção e inspeção dos equipamentos de proteção respiratória após a respetiva utilização.
- Funcionamento dos equipamentos de proteção respiratória e as suas limitações principais.

- Testes de ajustes das peças faciais dos equipamentos de proteção respiratória.
- Procedimentos a adotar na colocação e substituição de uma máscara de proteção respiratória.
- Medidas de segurança e procedimentos de emergência a serem colocados em prática na utilização dos equipamentos de proteção respiratória.
- Armazenamento correto dos equipamentos de proteção respiratória de acordo com as recomendações presentes nas instruções de utilização do fabricante.
É de extrema importância que seja reportado no imediato qualquer problema ou limitação detetada com a sua máscara de proteção respiratória – só assim estará a salvaguardar a sua proteção e segurança no seu local de trabalho.
5. Inspecione a máscara de proteção respiratória antes da sua utilização
Na inspeção do seu aparelho de proteção respiratória deve dedicar especial atenção ao estado das peças mais vulneráveis e suscetíveis de serem estragadas, como os vedantes, as correias, os visores, entre outras peças das máscaras respiratórias.
6. Ajuste sempre a sua máscara de proteção respiratória
Sempre que usar a máscara de proteção respiratória, tenha o cuidado de ajustar a mesma conforme as instruções do fabricante de modo a garantir que a peça facial está bem colocada cada vez que o equipamento é utilizado.
Esta é também a forma mais eficaz e segura de evitar contaminações no interior da máscara de proteção.
7. Avalie a qualidade dos filtros das máscaras de proteção respiratória
Os filtros das máscaras de proteção respiratória têm um prazo de validade e este deve ser escrupulosamente cumprido. Além disso, deve confirmar que o filtro utilizado está em boas condições de utilização, se corresponde ao tipo de exposição atmosférica a que está sujeito e se está bem colocado na máscara.
8. Realize uma manutenção assídua e regular do seu equipamento de proteção respiratória
Os equipamentos de proteção respiratória precisam de uma manutenção assídua e regular para que mantenham a sua máxima eficácia. A montagem do equipamento, a substituição de peças e a limpeza geral deve ser feita por alguém com formação para o efeito e de acordo com as instruções do fabricante.
Os trabalhos de manutenção a serem realizados devem incluir rotinas de verificação, substituição de componentes, caso exista essa necessidade, e controlo do desempenho do respetivo aparelho de proteção respiratória.
Os trabalhadores são assim responsáveis pelo seu trabalho, mas também pelo cuidado e manutenção exemplar dos seus equipamentos de trabalho, nomeadamente as máscaras de proteção respiratória.
As empresas, por sua vez, devem oferecer as condições necessárias para o descarte correto dos equipamentos de proteção respiratória ou componentes contaminados.
Na M&MProtek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho, sendo que a comercialização de equipamentos de proteção respiratória é parte fundamental da nossa atividade.
Visite-nos no nosso site: www.mmprotek.pt e consulte os artigos que temos ao seu dispor.
Se tem alguma dúvida que queira ver esclarecida entre em contacto connosco, ficaremos contentes em poder ajudá-lo.