Conheça as diferenças entre Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)  e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s)

Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s)

Para garantir o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores, as empresas devem investir em medidas de segurança que diminuam drasticamente os riscos e os perigos de trabalho aos quais os seus colaboradores estão sujeitos.

A implementação de tais medidas de segurança é obrigatória por lei e envolve o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s). Conheça as principais diferenças entre eles e zele pelo bom funcionamento do seu negócio e pela segurança dos seus colaboradores.

Equipamentos de proteção que (obrigatoriamente) devem ser utilizados

Equipamentos de proteção

Durante o trabalho numa empreitada ou indústria, cabe aos seus responsáveis verificar que todos os requisitos de segurança estão a ser cumpridos – esta deve ser uma das principais preocupações de quem está a comandar um projeto.

Dos equipamentos de proteção que a lei determina que devem ser utilizados em ramos de atividade como a construção civil, restauração e confeção, entre outras indústrias relacionadas, existem dois tipos de equipamentos que devem ser implementados e que permitem a segurança dos respetivos trabalhadores: os equipamentos de proteção individual (EPI’s) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC’s).

Para saber mais sobre a obrigatoriedade dos equipamentos de proteção individual consulte o artigo do nosso blogQuando é que os equipamentos de proteção individual são obrigatórios?e fique melhor informado e preparado para o cumprimento da lei e salvaguarda dos interesses da sua empresa e colaboradores.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Tal como o próprio nome indica, os EPI’s são equipamentos para uso próprio. Estes visam proteger os trabalhadores de danos físicos durante a sua atividade laboral. Cada colaborador deverá ter os seus próprios EPI’s. Cada setor de atividade tem os seus equipamentos de proteção individual, mediante as especificidades exigidas.

Alguns exemplos de EPI´s:

Capacete de proteção

EPI´s e EPC´s - capacete de proteção
Capacete Endurance Plus com proteção de metal fundido

 

Calçado de proteção

EPI´s e EPC´s - calçado de proteção
Sapato desportivo S1P especialmente leve e confortável

 

Luvas de proteção

EPI´s e EPC´s - Luvas de proteção
Luva em Nitrilo resistente a dissolventes e à abrasão

 

Estes são apenas alguns dos EPI´s mais utilizados pelas empresas, pois existem muitos mais conforme as funções e as necessidades laborais dos trabalhadores, como óculos de proteção, máscaras de proteção respiratória, coletes de proteção, entre outros equipamentos de proteção individual.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s)

Os EPC’s são igualmente dispositivos que garantem a integridade física dos trabalhadores. No entanto, estes equipamentos são de uso geral e protegem todas as ações de forma global.

Alguns exemplos de EPC´s:

Sinalizações de segurança

EPI´s e EPC´s - cavalete de proteção
Cavalete de sinalização dupla face neutro

 

Chuveiros e Lava-olhos

EPI´s e EPC´s - chuveiro de proteção
Chuveiro combinado com lava-olhos

 

Kit de Primeiros Socorros

EPI´s e EPC´s - Kit de proteção
Caixa com kit de primeiros socorros

 

Além dos equipamentos acima referidos, são vários os  EPC´s que podem ser utilizados para proteção coletiva, tais como: sinalizações de segurança, barreiras e proteções nos andaimes, proteção de circuitos elétricos e isolamentos acústicos, entre outros.

Quais as principais diferenças entre os EPI’s e os EPC’s?

EPI´s e EPC´s

Os EPI’s são equipamentos de proteção para uso individual, cabendo a cada trabalhador a sua utilização diária. Estes equipamentos protegem com mais eficácia a integridade física do trabalhador e salvaguardam a sua segurança num contexto laboral.

OS EPC’s servem para garantir a segurança coletiva durante todos os processos de trabalho de uma dada empreitada ou indústria. Cabe aos responsáveis por esta rubrica a sua correta implementação.

Os equipamentos de proteção coletiva têm a missão de proteger e salvaguardar a integridade física de um número alargado de pessoas, pois neutralizam os riscos que possam existir num determinado ambiente de trabalho e que seja comum a vários intervenientes.

Tanto os EPI’s como os EPC’s servem o propósito de diminuir os acidentes de trabalho e a utilização combinada destes dois tipos de equipamento resulta num trabalho seguro e eficiente!  

Na M&M Protek trabalhamos na área da segurança e higiene no trabalho e dentro destas áreas poderá encontrar os principais equipamentos de proteção individual e coletiva para a sua obra ou indústria.

Visite-nos no nosso site: www.mmprotek.pt e encontre todas as soluções que temos ao seu dispor.

Se tem alguma dúvida que queira ver esclarecida entre em contacto connosco, ficaremos contentes em poder ajudá-lo.

Formulário de Contacto