5 dicas para escolher calçado de segurança confortável para o seu trabalho

calçado de segurança e proteção

O calçado de segurança é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S) mais importantes para a realização das tarefas laborais (das mais básicas às mais difíceis) dos trabalhadores.

Em ramos de atividade como a construção civil, restauração e confeção, entre outras indústrias relacionadas, este é um acessório de segurança fundamental para os profissionais que estão expostos a riscos físicos, químicos, biológicos ou ergonómicos.

Na escolha do calçado laboral deverá ter-se em atenção se esse calçado é o mais apropriado pois a escolha refletirá diretamente na produtividade do trabalhador e, consequentemente, na produtividade da empresa. Por outro lado, a utilização inapropriada do calçado laboral aumenta a possibilidade de acidentes. Por exemplo: se um trabalhador passar muitas horas em pé dever-se-á ter em atenção o peso do sapato – a escolha deverá recair sobre um sapato mais leve.

Nesse sentido, saiba como escolher calçado de segurança confortável para o seu trabalho ao observar as 5 dicas seguintes:

1. Escolha o tamanho do calçado de segurança mais apropriado para o seu pé

Sapato de segurança desportivo - calçado de segurança

Na escolha de calçado de segurança confortável, um dos aspetos mais importantes está relacionado com o tamanho do sapato, botim ou bota de segurança que for selecionado.

É necessário que seja adquirido o mesmo tamanho que é utilizado no dia-a-dia e não um número acima do que é habitual com o objetivo de sentir o pé mais liberto ou à vontade. Esta atitude faz com que o pé perca estabilidade e pode provocar várias lesões ao nível dos dedos, tornozelos e zona plantária dos pés.

Antes da primeira utilização, o calçado deverá ser sempre testado, de preferência com a meia que normalmente costuma trabalhar, para se certificar que o pé está confortável e cómodo.

2. Use sempre meias…e preferencialmente antiderrapantes!

Meia de algodão clássica - calcado de segurança
Meia de algodão clássica com sola almofadada

As meias são uma peça de vestuário tão importante como os sapatos de proteção e segurança, pois ajudam a proteger os pés do contacto com os materiais ou costuras do calçado e garantem uma maior comodidade e sensação de conforto às pessoas que as usam num contexto laboral.

Há meias apropriadas para serem usadas no verão e/ou no inverno que melhoram a transpiração, são almofadadas e previnem a humidade dos pés, mas o ideal é que sejam todas antiderrapantes para que nunca deixe de sentir firmeza no apoio pé.

3. Selecione o calçado de segurança mais adequado para o desempenho das suas tarefas

Há vários tipos de calçado que pode escolher para o desempenho das suas exigências laborais. Dessa forma, de acordo com as suas tarefas e funções profissionais do dia-a-dia, é necessário escolher o calçado de proteção e segurança com as características e materiais mais apropriados.

Sapato de Segurança Desportivo, extraleve, em Microfibra com reforço de TPU
Sapato de Segurança Desportivo, extraleve, em Microfibra com reforço de TPU

Para selecionar o sapato ou bota de segurança correto é preciso saber os riscos que poderá encontrar no seu trabalho e depois decidir em conformidade. Dos riscos principais, destacam-se os seguintes:

  • Queda de objetos
  • Colisões
  • Esmagamentos
  • Perfurações
  • Exposição a líquidos
  • Exposição a altas ou baixas temperaturas
  • Exposição a vírus ou bactérias
  • Posição adotada durante a atividade profissional.

Saiba como identificar o melhor calçado de segurança e proteção para o desempenho das suas tarefas ao consultar o artigo do blog “5 dicas para identificar o melhor calçado de segurança e proteção no trabalho”.

4. Verifique a qualidade do calçado de segurança selecionado

calcado de segurança de qualidade
Sapato desportivo S1P Modelo Python – um modelo fiável e de qualidade

Na hora de escolher o calçado de segurança confortável para o seu trabalho, não olhe a despesas para mais tarde não se arrepender da escolha efetuada.

Não opte pelo calçado de segurança low cost porque, por vezes, o barato sai caro e os seus pés merecem sempre o melhor. Cuide dos seus pés na realização dos seus exercícios profissionais, pois só assim é que conseguirá desempenhar as suas funções e tarefas com alegria.

Na M&MProtek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho, sendo que a comercialização de calçado de segurança apropriado aos pés dos trabalhadores – e outros artigos de proteção individual (EPI’s) – é parte fundamental do nosso negócio.

5. Opte por calçado de segurança moderno e atual

A estética do calçado de segurança não é propriamente uma preocupação dos trabalhadores quando estamos a falar do conforto dos seus pés num contexto profissional. No entanto, nos dias de hoje, é perfeitamente possível adquirir equipamentos de proteção modernos e a gosto para os seus pés.

Há vários modelos de sapatos ou botas de segurança que poderá escolher de acordo com os objetivos de proteção que o seu trabalho exige. Desde os mais desportivos aos mais casuais, assim como para homem ou mulher.

Sapato de segurança - senhora em pele Nubuck
Sapato em pele Nubuck – um modelo que pode ser adquirido por 64,80€

Na escolha do calçado de segurança e proteção deverá ter em conta as seguintes normas:

  • EN ISO 20345:2011 para calçado de segurança.
  • EN ISO 20346:2004/Am.A1:2007 para calçado de proteção.
  • EN ISO 20347:2012 para calçado de trabalho para fins ocupacionais.

Na M&M Protek trabalhamos na área da segurança e higiene no trabalho e dentro destas áreas poderá encontrar as melhores opções para calçado de segurança e proteção, desenvolvidos com altos padrões de qualidade e de fabrico nacional.

Visite-nos no nosso site: www.mmprotek.pt e consulte os artigos que temos ao seu dispor.

Se tem alguma dúvida que queira ver esclarecida entre em contacto connosco, ficaremos contentes em poder ajudá-lo.

Formulário de Contacto