Saiba como escolher a máscara de proteção respiratória adequada à sua profissão

As máscaras de proteção respiratórias, também conhecidas como Aparelhos de Proteção Respiratória, são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indispensáveis para quem trabalha num ambiente propício à inalação de partículas nocivas para o corpo humano, como vapores orgânicos, fumos e gases, entre outros agentes químicos.

Saiba como escolher a máscara de proteção respiratória adequada à sua profissão e proteja as suas vias respiratórias de intoxicações e/ou doenças profissionais.

Como escolher uma máscara de proteção respiratória

Máscara de proteção respiratória descartável
Máscara de proteção respiratória descartável – Excelente para serviços de pintura

Os Aparelhos de Proteção Respiratória podem ser do tipo filtrante (máscaras autofiltrantes, semimáscaras, máscaras completas ou equipamentos motorizados), ou isolante (filtros de partículas, de gases e vapores e combinados).

No entanto, o mais importante consiste em saber como escolher a máscara de proteção respiratória adequada à sua profissão. Para o fazer corretamente, deve observar os aspetos seguintes:

Identificar e avaliar os riscos da atividade laboral para as vias respiratórias

Para identificar e avaliar os riscos da atividade laboral para as vias respiratórias, é necessário verificar se a concentração de oxigénio no ar é superior a 19.5% e inferior a 23% em volume e constatar se esses valores se mantêm durante o tempo de realização das suas tarefas de trabalho. Caso não se verifiquem, deverá considerar o recurso a Aparelhos de Proteção Respiratória Autónoma.

Para o ajudar a fazer esta identificação e avaliação de riscos, deve responder às questões seguintes:

  • A atmosfera onde é executado o trabalho é imediatamente nociva para a vida/saúde dos trabalhadores?”

Se a atmosfera de trabalho não for prejudicial ao trabalhador:

Deverá identificar a substância contaminante, a sua natureza física (matérias particuladas – poeiras, névoas, fumos – ou gases e vapores) e medir o nível de concentração no posto de trabalho para que possa definir o nível de proteção necessário.

 

Se a atmosfera de trabalho for prejudicial ao trabalhador:

Esta situação é demonstrativa da obrigatoriedade de uso dos Aparelhos de Respiração Autónoma. Será necessário dar formação aos trabalhadores que irão fazer uso destes equipamentos – em caso de dúvida procure sempre o aconselhamento de um profissional.

  • A atmosfera onde é executado o trabalho não é imediatamente nociva para a vida/saúde dos trabalhadores?”

No caso de ter Ficha de Dados de Segurança do Produto

Se tem Ficha de Dados de Segurança do Produto verifique se esta detalha o tipo e nível de proteção do Aparelho de Proteção Respiratória a ser usado para os diferentes cenários de exposição que necessita.

 

No caso de não ter Ficha de Dados de Segurança do Produto

Se não tem Ficha de Dados de Segurança do Produto ou se tem e esta não detalha o tipo e o nível de proteção necessário deve verificar se é capaz de calcular o nível de proteção necessário (se não o conseguir fazer deve consultar a informação que o fabricante do produto lhe oferece ou consultar um especialista).

Eleger o Aparelho de Proteção Respiratória mais adequado

Máscara de proteção respiratória com visão panorâmica
Máscara de proteção respiratória com amplo campo de visão

Após determinar o nível de proteção adequado de acordo com a atmosfera onde é realizado o trabalho e se é ou não imediatamente nocivo para a vida/saúde dos trabalhadores, deverá adotar o Aparelho de Proteção Respiratória apropriado com base nessa informação.

Certifique-se se o trabalhador tem condicionantes de saúde ou outros impedimentos físicos ou psicológicos que limitem a utilização do Aparelho de Proteção Respiratória. Considere os aspetos seguintes:

  • Aptidão médica para o exercício das funções.
  • Caraterísticas faciais do trabalhador.
  • A utilização de lentes ou óculos graduados.
  • O tempo de exposição/utilização do equipamento.
  • Os critérios que determinadas tarefas de trabalho exigem.
  • Todas as condicionantes que possam interferir com o bom uso do respetivo EPI.

Considerar a hipótese de usar o Aparelho de Proteção Respiratória com outros EPI´s

Máscara de proteção respiratória - Kit
Kit Óculos e Máscara Filterspec Pro FMP2V

Outra questão fundamental que deverá considerar na escolha da máscara de proteção respiratória mais adequada à sua profissão é a necessidade de utilizar em simultâneo outros EPI’s. Caso seja necessário fazê-lo, certifique-se de que estes são compatíveis e confortáveis para o trabalhador na realização das suas tarefas.

Atender à marcação CE dos EPI´s

A presença da marcação CE nos Aparelho de Proteção Respiratória indica que os mesmos cumprem os requisitos harmonizados, permitindo que sejam comercializados em qualquer local da União Europeia (UE).

Para além da marcação CE nos Aparelhos de Proteção Respiratória, o fabricante/importador deverá fornecer informações ou instruções de segurança sobre o equipamento. Tais como:

  • Condições de utilização.
  • Classe da peça facial.
  • Controlos a efetuar antes da utilização.
  • Ajuste.
  • Utilização.
  • Limpeza/desinfeção.
  • Armazenagem.
  • Manutenção.
  • Avisos relativos a possíveis incompatibilidades de utilização.

Tenha sempre o cuidado de fazer uma verificação periódica dos respetivos EPI’s e também das Avaliações de Riscos que esses mesmos equipamentos exigem e opte sempre por Aparelhos de Proteção Respiratória com marcação CE e com garantias de certificação adequada.

Na M&MProtek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho, sendo que a comercialização de Aparelhos de Proteção Respiratória é parte fundamental da nossa atividade.

Visite-nos no nosso site: https://www.mmprotek.pt.

Formulário de Contacto