Máscara e filtro: a escolha acertada para proteção respiratória

A utilização de máscara de proteção ajuda a evitar danos nas vias respiratórias.

Num local de trabalho, os perigos podem estar escondidos em qualquer lugar, até no ar que respiramos. Este é um risco a que deve estar especialmente atento caso os seus trabalhadores estejam em contacto permanente com materiais que libertem substâncias ou gases tóxicos que põe em causa a proteção do seu sistema respiratório. 

Na M&M Protek, já muito falamos sobre a importância de adotar medidas de segurança e de utilizar equipamentos de proteção individual. Se ainda não está a par destas informações, recomendamos que leia alguns dos artigos que redigimos sobre o assunto: já falamos sobre como gerir EPIs, sobre quais são os equipamentos obrigatórios e até lançamos algumas curiosidades sobre a área

Dependendo da função que desempenham, os seus trabalhadores podem estar expostos a diferentes tipos de partículas e substâncias:  

  • Partículas sólidas: fumos, névoas, fumos ou microorganismos; 
  • Substâncias aerotransportadas: gases ou vapores; 
  • Combinação de qualquer uma das anteriores ou concentrações de oxigénio acima ou abaixo do normal. 

Se os seus trabalhadores não se precaverem, a inalação destas substâncias pode ser nociva para a saúde e, a longo prazo, provocar asma profissional, mesotelioma ou pneumoconiose. Por outro lado, uma intoxicação aguda por via respiratória de monóxido de carbono, solventes orgânicos ou inseticidas poderá levar a efeitos que se sentem no imediato e que podem mesmo ser irreversíveis. 

O que faz uma máscara de proteção com filtro

As máscaras de proteção com filtro são a melhor força de assegurar a segurança das vias respiratórias, uma vez que foram desenvolvidas para isso mesmo: filtrar e separar partículas e gases tóxicos do ar, evitando que os mesmos vão parar ao nosso organismo.

Antes de tudo, é fundamental que identifique os riscos da sua atividade laboral para as vias respiratórias. Se não souber como identificar esses riscos, recomendamos que leia o artigo que redigimos sobre o assunto. Veja aqui

É importante que o empregador ou o responsável pela área de segurança no trabalho  dê uma pequena formação aos colaboradores abordando as limitações, a forma de utilização e técnicas de manipulação e montagem do equipamento. 

Porque devo investir em máscaras de proteção respiratória?

Como explicado acima, as máscaras de proteção com filtro são a melhor forma de proteger os seus colaboradores de atmosferas e substâncias tóxicas. Se ainda não o convencemos, deixamos mais algumas razões: 

  • A par de outros EPIs, um bom Programa de Proteção Respiratória (PPR) aumenta a segurança e o bem-estar dos seus trabalhadores aumentando, consequentemente, a produtividade; 
  • Previne acidentes de trabalho em espaços confinados devido à rápida propagação dos gases e a menor quantidade de oxigênio; 
  • Os cuidados com a saúde e a segurança de seus colaboradores demonstram responsabilidade social; 
  • Eventuais acidentes de trabalho podem levar multas e indenizações por parte do empregador.

Substituição e manutenção das máscaras de proteção respiratória

Suponhamos que já utiliza máscaras de proteção respiratória, mas não sabe quando deve substituir os filtros. Neste caso, recomendamos que os mude de acordo com as instruções do fabricante ou quando começar a sentir dificuldades em respirar com a máscara. 

Os filtros de substituição devem ser guardados num local seco, protegido da luz e à temperatura ambiente. Quando precisar de lavar a máscara, não lave o filtro. Deve sim desmontar o equipamento e passar as restantes partes por sabão e água e não utilizar detergentes. A reparação e manutenção das máscaras deve ser feita apenas por profissionais experientes que, geralmente, são os próprios fabricantes. 

Recomendamos ainda que, antes de colocar a máscara, perca um ou dois minutos a examiná-la e a certificar-se que está apta para ser utilizada. 

A M&M Protek recomenda 

A Meia Máscara Classe 1 é leve e tem um desenho ergonómico e um amplo rebordo selado que proporcionam grande apoio, conforto e distribuição do peso. É fácil de colocar, tirar e também é bastante simples de ajustar, graças aos elásticos de longa duração. Esta máscara só pode ser utilizada em filtros de classe 1. 

Ver mais

Formulário de Contacto