Quando é obrigatório usar roupa refletora?

A roupa refletora, ou vestuário de trabalho de alta visibilidade, está incluída nos Equipamentos de Proteção Individual  (EPIs) e são a primeira linha de defesa pois permite diferenciar o utilizador do ambiente, sempre protegendo a sua vida e integridade física. Devem, por isso, ser utilizados pelos trabalhadores que se encontram em ambientes de pouca visibilidade e precisam especialmente de ser vistos.

Quando deve ser usada?

A roupa refletora deve ser utilizada por profissionais que trabalham em locais com pouca iluminação ou onde há muito movimento de veículos (mesmo com iluminação mais adequada). A utilização de vestuário de alta visibilidade é de extrema importância pois alerta sobre a presença dos trabalhadores em locais de risco, evitando acidentes. Alguns exemplos:

  • Trabalhos em minas;
  • Atividades profissionais realizadas em estradas ou ferrovias, seja de noite ou de dia;
  • Qualquer atividade realizada durante a noite ou em períodos com pouca luz;
  • Aeroportos, trabalho exterior;
  • Atividades realizadas na via pública como canalização, tratamento de águas, instalação de redes telefónicas, entre outras;
  • Atividade de recolha de lixo e outros materiais.

Hoje em dia, como sabe, é obrigatório ter um colete refletor no carro para que, em caso de acidente e se tiver de sair do veículo, seja notado e visível pelos restantes condutores e, assim, esteja mais protegido de acidentes e atropelamentos. A não presença deste artigo no seu veículo pode levar ao pagamento de multa.

Como funciona a roupa refletora?

A roupa refletora tem, geralmente, cores chamativas (laranja ou amarelo) para chamar a atenção da presença de trabalhador num determinado local. Existem várias peças de roupa de alta visibilidade ou com faixas refletoras, como t-shirts, casacos, parkas, calças, coletes, capacetes, etc.

Para além da roupa refletora, pode também adquirir faixas reflexivas e cozê-las na sua farda de trabalho, caso tenha essa necessidade.

Existem normas a seguir?

Sim, deve ter em conta as seguintes normas/diretivas:

Norma EN ISO 20471 – Vestuário de Alta Visibilidade

Esta norma especifica quais são os requisitos e as características que o vestuário de alta visibilidade deve seguir.

A roupa de Alta Visibilidade tem uma superfície flourescente, combinada com material refletor que atende aos requisitos de certificações em 3 classes diferentes:

  • Classe 1: Nível mínimo

É o nível mais baixo de proteção requirido para trabalhos em propriedades privadas ou para ser utilizado em combinação com roupas de proteção de classe superior.

Material de Fundo: Min. 0,14 m² | Material refletor: Min. 0,1 m² ( 2 metros de fita refletora e 5 cm de largura).

  • Classe 2: Nível intermédio

Para trabalhos em estradas ou locais que não se circule a mais de 80 km/h e para veículos de distribuição.

Material de Fundo: Min. 0,5 m² | Material refletor: Min. 0,13 m² ( 2,60 metros de fita refletora e 5 cm de largura).

  • Classe 3: Nível mais alto

É o maior nível de protecção. Para qualquer pessoa que trabalhe em autoestradas, estradas com dupla faixa de rodagem em aeroportos ou nas proximidades.

Material de Fundo: Min. 0,8 m² | Material refletor: Min. 0,2 m² ( 4 metros de fita refletora e 5 cm de largura).

A marcação CE

A presença da marcação CE no vestuário de alta visibilidade significa que as respetivas peças de roupa cumprem todos os requisitos de segurança, permitindo que sejam comercializadas em qualquer local da União Europeia (UE). Poderá encontrar esta marca no interior do vestuário, numa etiqueta, por exemplo.

Antes de vestir a roupa refletora, é recomendado que verifique se esta cumpre as normas e legislação. A produção, uso e manutenção de qualquer vestuário de alta visibilidade rege-se por normas rígidas que têm como principal objetivo garantir a proteção do trabalhador que a utiliza.

A M&M Protek recomenda

Como explicado anteriormente, existem diferentes peças de vestuário de alta visibilidade. Ficam aqui algumas das nossas sugestões:

Colete Executive de alta Visibilidade Contrast

O colete refletor é uma das peças de vestuário de alta visibilidade mais popular

O Colete EN471 é um colete executivo que pode ser utilizado em diversas circunstâncias, desde um uso único e rápido, até atividades mais longas.

Possui vários bolsos, um suporte de identificação dupla, um anel em D e um laço para rádio. Tem 7 bolsos espaçosos e está disponível numa variedade de combinações de cores contrastantes.

Parka Refletora Triplo Uso

A utilização de uma parka refletora garante proteção e conforto, mesmo depois de várias horas

A Parka Refletora que recomendamos é um produto completo que cumpre com a sua função protetora.

Tem fitas reflectoras 3M, duas no peito horizontal e duas em cada braço, capuz na gola, punhos elásticos interiores, dois bolsos inferiores e aperta através de um sistema de fecho e carcela com botões de pressão.

Fato de Macaco Bicolor Alta Visibilidade

Um fato de macaco é uma peça de vestuário refletora que cobre todo o corpo

O Fato de Macaco Bicolor de Alta Visibilidade é uma peça de vestuário completa, confortável e que garante proteção. Tem um fecho de correr central, punhos canelados, pesponto traseiro de segurança, três bolsos na frente e dois traseiros.

Fato de Chuva de Alta Visibilidade

Calças e casaco refletores para proteção extra

Desenhado para manter o trabalhador visível, seco e seguro  em condições de mau tempo, o Fato de Chuva é extremamente prático e impermeável.

O Fato de Chuva é um produto de altíssima qualidade e cheio de extras: costuras termo-seladas, punhos anti-tempestade elásticos, fecho zip, capuz oculto com cordão ajustável, fitas refletoras verticais e horizontais, bainhas das calças ajustáveis por botões de pressão e muito mais.

Se tem alguma outra dúvida que queira esclarecer entre em contacto connosco. Temos todo o gosto em ajudar a garantir a proteção da sua empresa. Visite-nos no nosso site www.mmprotek.pt e consulte os artigos que temos ao seu dispor.

 

Formulário de Contacto