Em Portugal, a surdez é uma das doenças profissionais mais frequentes. Provocada pela exposição excessiva a ruídos, é um problema cada vez mais preocupante dado que é extremamente difícil de diagnosticar.
Muitos profissionais estão expostos a diversos tipos de ruídos e sujeitos a desenvolver graves problemas auditivos. Profissionais de call-center, operários fabris, músicos e de muitas outras áreas, sofrem de perda auditiva. Frequentemente a percepção do problema é, efetivamente, tardia. Não por uma questão de desleixo ou despreocupação, mas sim porque os sintomas são difíceis de diagnosticar, tornando-se perceptíveis apenas em fases avançadas da doença. Nesta fase, por norma, os danos causados são irreversíveis.
A doença auditiva relacionada com o trabalho é conhecida como Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).
É comum pensarmos que os problemas auditivos no trabalho são causados apenas por fatores físicos como o ruído. No entanto, muitas vezes, a perda auditiva no trabalho é proveniente de fatores causais como a vibração, calor e exposição a substâncias químicas.
A PAIR pode ser definida como a perda de audição provocada pela exposição prolongada ao ruído, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído, para a qual não existe tratamento eficaz, nem possibilidade de melhorias mesmo após o afastamento do trabalho.
Os principais sintomas de perda auditiva que não deve banalizar são:
Os zumbidos, a dificuldade de compreensão da fala e de localização da fonte sonora. O défice de atenção e concentração durante a realização de tarefas também pode ser um sintoma de perda de audição, tal como a intolerância a sons intensos. De igual modo, não deve desvalorizar dores de cabeça fortes, tonturas frequentes ou sinais de irritação e ansiedade, que podem ser um forte indício de perda de audição.
Lembramos a todos os colaboradores e empregadores que os portadores de PAIR devem ter os seus direitos assegurados. Sempre que diagnosticado o problema deve ser comunicado à ACT nas 24H seguintes. Por norma isso não implica afastamento do trabalho mas ajuda a proteger o trabalhador e a garantir que os seus direitos são respeitados.
Mantenha-se atento à sua saúde e à saúde dos seus trabalhadores. Informe-os sobre os níveis de ruído a que estão sujeitos e sobre como devem proceder para proteger a sua saúde auditiva.
Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho, a comercialização de material de proteção auditiva faz parte da nossa atividade. Encontre as várias soluções de proteção auditiva, com tampões, auriculares, capacetes com auriculares, sonómetros, entre muitos outros produtos.
Venha conhecer as melhores soluções para proteger a sua equipa dos danos cruéis e irreversíveis da perda auditiva. Visite-nos no nosso site: https://www.mmprotek.pt