A importância de usar luvas de proteção no trabalho

A proteção das mãos e a utilização de luvas de proteção adequadas é uma das maiores preocupações para os trabalhadores que utilizam a força braçal para o desempenho das suas funções profissionais. Conheça a importância de usar luvas de proteção no trabalho e proteja as suas mãos de lesões e ou de eventuais acidentes.

É importante saber que as luvas de proteção, tal como os restantes Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), podem ser agrupadas em três categorias distintas:

CATEGORIZAÇÃO DA MARCAÇÃO CE 
Fonte: Guia de Seleção de Luvas de Proteção - Riscos Químicos
Fonte: Guia de Seleção de Luvas de Proteção – Riscos Químicos

1. Proteção das mãos contra ações mecânicas

As luvas de proteção são equipamentos de proteção individual destinados a proteger as mãos contra riscos relacionados com ações mecânicas, contacto com corrente elétrica, superfícies quentes, superfícies frias, agentes biológicos, agentes químicos, radiação, ou qualquer combinação destas.

Além disso, dependendo do seu comprimento, as luvas de proteção podem permitir a proteção do antebraço.

2. Proteção das mãos contra ações químicas e biológicas

As luvas de segurança no trabalho protegem as mãos dos trabalhadores contra riscos mecânicos, como abrasão, corte e perfuração, riscos químicos e riscos biológicos, como fungos e bactérias.

Este equipamento é fundamental tanto para a proteção do trabalhador como do produto que ele está a manusear e existem tipos de luvas específicas para cada segmento ou atividade, que podem ser fabricadas a partir de diversos tipos de materiais, como látex, PVC, PU, Nitrilo, entre outras.

3. Proteção das mãos individualizada

É fundamental realçar que, tal como outros EPI’s, a utilização de luvas de proteção é individual.

A partilha entre vários trabalhadores destes equipamentos de proteção não deve ser incentivada, sob nenhuma circunstância.

Luva Latex, protecção química
Luva Latex, protecção química

 

Luvas Nylon, protecção mecânica
Luvas Nylon, protecção mecânica
Luva Latex Rugoso, protecção alimentar
Luva Latex Rugoso, protecção alimentar
Luva Aramida Comahot, protecção mecânica
Luva Aramida Comahot, protecção mecânica
Luvas de proximidade, protecção calor
Luvas de proximidade, protecção calor
Luva Latex Natural, luvas descartáveis
Luva Latex Natural, luvas descartáveis

É muito importante que as luvas sejam supervisionadas antes e depois de cada uso, em busca de sinais de deterioração, orifícios, ressecamento ou descoloração, entre outros fatores. Igualmente importante é lavar as mãos antes e após a utilização. Todas as organizações devem conceder esclarecimentos a todos os funcionários sobre o correto manuseamento destes equipamentos.

Proteção das mãos durante a exposição a agentes químicos

É um dever de todas as instituições empregadoras assegurar a proteção do trabalhador durante a exposição a agentes químicos, apenas assim é possível primar pela sua segurança e proteção.

O contacto da pele com produtos químicos pode ter consequências a vários níveis:

  • Reações alérgicas
  • Dermatites
  • Queimaduras
  • As mais diversas consequências manifestadas a longo prazo pela absorção de produtos químicos através da pele

utilização de luvas de proteção é, por isso, imprescindível na prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais relacionadas com a exposição das mãos.

É sabido que as lesões nas mãos são muito frequentes, uma vez que são as partes do corpo que têm maior contacto com agentes corrosivos.

Legislação na utilização de luvas de proteção

O empregador deve distribuir luvas e entregá-las em mãos ao trabalhador ao qual se destinam, registando o modelo a adotar pela organização, que deve ir de encontro ao previsto no Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.

Qualquer equipamento de proteção das mãos com a marcação CE encontra-se de acordo com os requisitos essenciais de segurança da Diretiva 89/686/CEE, de 21 de dezembro – Equipamentos de Proteção Individual, transposta para o ordenamento jurídico nacional pelo Decreto-Lei n.º 128/93, de 22 de abril.

 

Na M&M Protek  desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho, a comercialização de luvas de proteção faz parte da nossa atividade. Encontre as várias soluções de proteção para mãos.

Venha conhecer as melhores soluções para proteger a sua equipa de trabalho. Visite-nos no nosso website: www.mmprotek.pt

Formulário de Contacto