Os pés são a base do corpo, indispensáveis em praticamente tudo o que fazemos. Mas também são muito vulneráveis, especialmente em situações de maior risco que ocorrem frequentemente em determinados trabalhos.
Escolher o melhor calçado de segurança pode ser desafiante, pois há muitos fatores a considerar no âmbito da segurança e conforto. Muitos locais de trabalho estabelecem requisitos específicos de classe de segurança para o calçado de segurança que devem ser seguidos pelos funcionários.
Neste guia, vamos explorar as diferentes classificações para calçado de segurança, para que consiga fazer a escolha acertada e garantir o nível correto de proteção para os seus pés.
Classificações de calçado de segurança
O calçado de segurança é certificado de acordo com a norma europeia para calçado de segurança, EN ISO 20345:2011. O calçado certificado de acordo com esta norma tem biqueira com a proteção mínima, contra impactos de 200 Joules e contra a compressão de 15,000 Newtons. Esta classificação básica de calçado de segurança é denominada SB (Safety Basic). Todos os tipos de calçado de segurança, independentemente da marca, são testados da mesma forma, sendo este método regulamentado pela UE.
O grau de proteção proporcionado pelo calçado de trabalho é indicado pela norma S. De modo geral, quanto maior for o número, melhor ou mais extensa é a proteção. Todas as classificações sequenciais que vêm depois de SB apresentam níveis de proteção crescentes. Vejamos em seguida as diferenças entre estas classificações – especificamente, no que toca ao calçado de segurança S1, S2 e S3
Calçado de segurança S1 – o calçado S1 é anti-estático (de 0,1 MΩ a 1000 MΩ) e resistente ao combustível. Com um calcanhar que absorve a energia do impacto, permite trabalhar mais confortavelmente. Também é frequente encontrar-se calçado de segurança com certificação S1P, que, para além das propriedades S1, inclui uma palmilha resistente à perfuração, em aço ou Kevlar, de 1100 Newtons.
O grau de proteção proporcionado pelo calçado de trabalho é indicado pela norma S. De modo geral, quanto maior for o número, melhor ou mais extensa é a proteção. Todas as classificações sequenciais que vêm depois de SB apresentam níveis de proteção crescentes. Vejamos em seguida as diferenças entre estas classificações – especificamente, no que toca ao calçado de segurança S1, S2 e S3
Calçado de segurança S2 – o calçado S2 possui todas as características do calçado S1 e é também resistente à água. De notar também a existência de calçado de segurança com certificação S2P, que conta com uma palmilha resistente à perfuração.
Calçado de segurança S3 – o calçado S3 tem os mesmos elementos de segurança que caracterizam o calçado S2, com a adição de uma palmilha resistente à perfuração – o que proporciona uma base muito estável e confortável durante o trabalho. Dentro desta gama, destacamos o S3 SRC ESD Modelo MICRO.
Como escolher calçado de segurança?
Para certificar-se de que está a escolher o calçado de segurança apropriado, considere o trabalho que faz e o ambiente em que o vai realizar.
A título de exemplo, um trabalhador da construção civil necessitará provavelmente de calçado com uma biqueira reforçada (como a biqueira de aço ou biqueira de compósito). Mas será também sensato considerar o apoio do tornozelo, muito importante em situações de trabalho em terrenos irregulares.
Já se trabalhar com combustíveis ou produtos inflamáveis, deverá usar um calçado anti-estático e resistente a combustíveis.
Estes são apenas alguns exemplos, mas poderá ver uma análise mais extensa no nosso artigo “5 dicas para escolher calçado de segurança confortável para o seu trabalho”.
Conclusão
Escolha sempre calçado que o permita trabalhar em segurança. Existem muitas marcas de calçado no mercado, mas nem todas oferecem as mesmas garantias. Conhecer as normas de segurança e as condições em que irá trabalhar é o primeiro passo para comprar as botas, sapatos ou sapatilha de segurança corretos para si.
Certifique-se de que considera o equipamento de proteção individual adequado às tarefas que executa. Desta forma, não só trabalhará em segurança, mas também melhor e mais confortavelmente.
Se tiver alguma questão sobre calçado de segurança, fale connosco. A nossa equipa de especialistas está pronta para ajudá-lo a escolher o melhor material de proteção individual. Pode contactar-nos pelo 253 599 521 ou enviar-nos um e-mail para o geral@mmprotek.pt.