Sapatos com biqueira de compósito: calçado de segurança confortável e seguro

O mundo da segurança do trabalho move-se rapidamente, assim como os equipamentos que garantem a proteção e preservação da saúde e bem-estar dos colaboradores nas diferentes áreas de trabalho. O aparecimento de novos equipamentos e produtos é constante e os sapatos de biqueira de compósito são o exemplo disso mesmo. 

Nos últimos anos, o calçado de segurança com biqueira de compósito tem ganho fama na área da segurança do trabalho e há razões para isso. Este tipo de sapato é confortável e resistente e tem-se mostrado uma boa alternativa às tradicionais botas de biqueira de aço. No artigo de hoje, vamos debruçar-nos sobre este novo tipo de calçado de segurança e conhecer melhor as suas vantagens e características. 

O que é o compósito? 

O compósito, ou compósite, é um material formado pela união de compostos de fibra de carbono, vidro e poliéster especial, excluindo componentes metálicos. O resultado é um produto de qualidade, resistente e, acima de tudo, seguro. 

Conscientes das potencialidades deste material, várias áreas começaram a introduzi-lo em produtos como, por exemplo, o calçado de segurança. Por ser um material que está há mais tempo no mercado, as comparações com as tradicionais biqueiras de aço foram aparecendo. 

Comparativamente às biqueiras de aço, o calçado com biqueira de compósito apresenta algumas vantagens, nomeadamente: 

  • Não produz o efeito guilhotina. O efeito guilhotina acontece quando o peso que cai na biqueira pressiona o aço até que este parte e corta os dedos. Este tipo de acidente só acontece quando o calçado é feito com matérias-primas de fraca qualidade e não respeita as normas de segurança e o Certificado de Aprovação (CA);
  • Mais leve. A biqueira de compósito é ligeiramente mais leve a biqueira de aço, o que se nota depois de várias horas de trabalho e se reflete em mais conforto, menos sensação de pernas pesadas e mais rentabilidade;
  • Não conduz eletricidade. Como explicamos acima, a composição das biqueiras de compósito excluem componentes metálicos, que resulta numa proteção extra contra choques ou outros acidentes relacionados com eletricidade.

Estas são as principais diferenças entre biqueira de compósito e de aço, mas chamamos a atenção para a última. O calçado de biqueira de compósito é especialmente recomendado para ambientes onde há maior possibilidade de acontecerem descargas e choques elétricos. Sem materiais metálicos, o compósito não permite que a eletricidade circule até ao pé do trabalhador. 

Olhemos para outras características:

  • Também aguenta com 200 J de energia e 15 KN de compressão. Assim como a biqueira de aço, o compósito guenta com níveis de energia de 200 J e níveis de compressão de 15 KN, tal como é obrigatório. Esta informação é importante no momento de escolher calçado de proteção e pode ser encontrada no Certificado de Aprovação (CA) do Calçado de Segurança; 
  • Proteção contra queda de materiais pesados e cortantes;
  • Protege contra produtos químicos, evitando queimaduras;
  • Protege da perfuração de pregos e parafusos. 

Calçado de Biqueira de Compósito: as nossas escolhas

Bota S3 SRC ESD Modelo HYBRID

Sapato de biqueira de compósito HYBRID

A bota de biqueira de compósito que recomendamos tem um design elegante, são confortáveis mesmo depois de várias horas e têm características anti-derrapantes e anti-estática. Tem uma sola em poliuretano de dupla densidade, atacadores convencionais com uma língua de fole e gáspea fabricada em nubuck de vaca  e, claro, não tem qualquer componente metálica. 

Deixamos ainda mais duas opções de sapatos de biqueira de compósito. Tanto um modelo com outro têm um design diferenciador e são uma alternativa confortável, eficaz e, claro, segura. 

Sapato S1P SRC ESD Modelo INFERNO

Sapato de biqueria de compósito INFERNO

Sapato S3 SRC ESD Modelo MICRO

Sapato Biqueira de compósito MICRO

Se tiver alguma dúvida acerca do calçado de segurança com biqueira de compósito, fale connosco.  Continuamos disponíveis para o esclarecer e ajudar na escolha de material de proteção individual. Ligue para o 253 599 521 ou envie-nos e-mail para o geral@mmprotek.pt

Formulário de Contacto