Vestuário de trabalho: a farda certa para cada função

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o vestuário de trabalho é um elemento importante nos equipamentos de proteção individual. Mas, um vestuário de trabalho adequado vai aumentar o conforto dos seus colaboradores e permitir que executem tarefas mais à vontade e claro, em segurança.

Mas sabia que uma boa farda de trabalho tem a capacidade de aumentar a produtividade e a notoriedade da sua empresa? No artigo de hoje, vamos explorar todas as vantagens de ter um vestuário de trabalho próprio para os seus colaboradores, especialmente se este for personalizado.

Ter uma farda ou vestuário de trabalho tem imensas vantagens, para a sua empresa e para os seus colaboradores. Quando não há a obrigatoriedade de usar uma farda de trabalho, os seus colaboradores podem usar qualquer coisa, o que pode trazer consequências.

Por um lado, a empresa pode sair prejudicada, por um colaborador usar uma indumentária que não se ajusta ao tipo de trabalho. Por outro lado, o colaborador pode por em risco a sua segurança por não usar peças adequadas às suas tarefas e, assim, põe em causa a sua própria proteção.

Homem usando ferramenta com o vestuário de trabalho certo

Mas qual o vestuário de trabalho certo? 

O vestuário de trabalho certo é aquele que atende às especificações das tarefas de cada trabalhador. Por exemplo, trabalhadores que trabalhem em temperaturas extremas, com produtos químicos ou agentes biológicos, que manuseiem máquinas ou utilizem ferramentas pesadas devem ter um vestuário de trabalho adequado que lhe permita continuar a sua função com mais comodidade e conforto.

Que tipos de riscos existem e qual o vestuário de trabalho mais adequado?

Num ambiente de trabalho, as possibilidades de acidentes são inúmeras e com certeza que conhece os riscos melhor do que nós. Na M&M Protek, defendemos sempre que prevenir é melhor do que remediar, pelo que a utilização de roupas adequadas pode mesmo diminuir a possibilidade de acidentes.

Veja os principais riscos e as roupas mais adequadas a cada um.

  • Proteção contra o frio: Em caso de trabalho em temperaturas muito baixas, é aconselhável que se utilizem roupas (casacos, camisolas, calças e calçado) impermeáveis, com isolamento térmico e com alto nível de transpiração;
  • Proteção contra agressões térmicas: Em profissões que estão em contacto permanente com altas temperaturas, são recomendadas roupas resistentes ao calor, chamas e salpicos de materiais como o ferro  fundido;
  • Proteção em ambientes escuros: Para quem trabalha, por exemplo, à noite, é essencial a utilização de vestuário de alta visibilidade ou com fitas refletoras;
  • Proteção contra riscos mecânicos: roupas resistentes a cortes, escoriações, furos, entre outros;
  • Proteção contra riscos elétricos: as roupas anti-estáticas protegem os trabalhadores de possíveis descargas electrostáticas;

Aconselhamos que, no momento da limpeza e manutenção do vestuário de trabalho, siga as instruções do fabricante.  Caso contrário, as peças podem perder as suas qualidades e pôr em causa a segurança do trabalhador. O mesmo pode acontecer se estender o tempo de vida útil ao que está recomendado.

Vantagens do vestuário de trabalho personalizado

Uma das principais vantagens do vestuário de trabalho da M&M Protek, para além da diversidade, robustez e qualidade, é a alta capacidade de personalização. Podemos personalizar e adaptar as fardas à imagem da sua empresa. De acordo com o vestuário de trabalho personalizamos da seguinte forma, Bordado; Estampado e Transfer. Para além de visualmente ser muito mais agradável, o vestuário de trabalho personalizado aumenta a notoriedade e awareness da sua empresa. Confira outras vantagens:

  • Uma farda de trabalho transmite uma imagem de força, profissionalismo, credibilidade e confiança à sua empresa;
  • O vestuário de trabalho também pode ser um poderoso suporte de comunicação. Quando feito corretamente, é capaz de representar uma marca e os seus valores e tornar-se uma ferramenta de marketing capaz de obter bons resultados na notoriedade da sua empresa;
  • Os seus colaboradores estarão, literalmente, a “vestir a camisola” pela sua empresa, promovendo o sentimento de pertença e integração, resultando no aumento da motivação e consequentemente, da produtividade.

Se tiver dúvidas acerca do vestuário de trabalho mais adequado para a sua empresa, entre em contacto connosco. Podemos aconselhá-lo e ajudá-lo a personalizar o vestuário garantindo a imagem da sua empresa.

Formulário de Contacto