Saiba quais as melhores luvas de proteção para o seu trabalho

luvas de protecao

Todos os equipamentos de proteção individual (EPI) são importantes para garantir a segurança dos trabalhadores e, em algumas áreas laborais, o uso de luvas é fundamental. As luvas de proteção são também um EPI e, por isso, a sua importância não deve ser descurada.

As luvas são um equipamento de proteção individual essencial para o desempenho das diferentes funções laborais. Consulte o artigo “A importância de usar luvas de proteção no trabalho” e conheça os fatores que tornam este EPI tão relevante em algumas áreas de trabalho. Ao longo deste artigo enumeramos os principais modelos de luvas de proteção utilizados em diferentes áreas laborais, assim como, alguns aspetos fundamentais no seu manuseamento como a disposição correta das luvas.
Descubra qual os modelos de luvas mais adequados às diferentes áreas laborais.

Luvas de Nitrilo

O nitrilo é uma fibra sintética muito resistente. Contém características semelhantes às do látex com a vantagem de não causar reações alérgicas. São usadas em ambientes de limpeza, sanidade e investigação médica pela facilidade de as colocar e retirar devido à agilidade. Apresentam uma forte resistência a cortes e ao desgaste, oriundos do contacto com produtos corrosivos. Nestes modelos não há definição sobre qual o lado da palma e do dorso da mão, por isso não é, neste caso, importante a disposição do equipamento na mão do utilizador.

Luvas de Nitrilo
Luva de Nitrilo Descartável s/ Pó

Luva de Latex Natural

É um produto de origem natural conhecido pela sua elasticidade, facilmente ajustável a diferentes tamanhos de mãos. Este tipo de luva é ideal para a construção civil, limpeza, carga e descarga de materiais, áreas da saúde, laboratórios e pesquisas científicas, entre outros. Garante ao utilizador conforto e segurança com características antiderrapantes e de fácil manuseamento de materiais.

Luva de Latéx Descartável
Luva Latéx Descartável

Luva Aramida

A luva de proteção em aramida oferece proteção contra cortes, escoriações, abrasão e altas temperaturas. Contêm um excelente isolamento térmico permitindo o contato com temperaturas até 350 °C. São indicadas para trabalhos na indústria de vidro, siderurgia, fundição, cozinhas industriais, trabalhos com solda e indústria de cerâmica.

Luva Aramida
Luva Aramida Comahot

Luva PVC

Esta luva de proteção oferece uma excelente resistência mecânica à abrasão e ao rasgo. É recomendada para trabalhos mecânicos e químicos que requerem grande resistência à imersão em ácidos, bases, petróleo e derivados. Protege as mãos e parte dos braços contra irritações e inflamações na pele.

Luva PVC
Luva PVC Normal

A disposição correta da luva na mão do utilizador é fundamental para garantir a eficácia do equipamento de proteção e a eficiência na execução do trabalho. Por isso, cada luva terá definida qual o lado da palma e qual o lado do dorso da mão.

Estes são apenas alguns exemplos de luvas de proteção de trabalho, poderá consultar mais modelos no nosso website. Cada atividade exige um equipamento diferente e pode encontrar na M&M Protek os melhores materiais para cada setor. Oferecemos um vasto leque de opções certificados e produzidos com materiais de qualidade disponíveis no nosso site. Visite-nos em www.mmprotek.pt

Formulário de Contacto