Saiba como se proteger de (possíveis) lesões

A segurança no trabalho é sempre uma questão de extrema importância em qualquer empresa. No entanto, existem áreas de atividade que, pelas suas características, são mais suscetíveis de provocar lesões nos seus trabalhadores. É o caso de pessoas que passam muitas horas em pé ou sentadas, ou cuja dificuldade física do trabalho que desempenham pode desencadear uma série de lesões.

Em Portugal, as lesões mais comuns relacionadas com o trabalho são as lesões musculosqueléticas que, por norma, afetam a região dorso-lombar, os membros superiores e também, mas com menos frequência, os membros inferiores. Como em muitos outros casos relacionados com a segurança no trabalho, uma das soluções para este problema está na prevenção.

Nesse sentido, o uso de cintas lombares, punhos e joelheiras ajuda na prevenção de possíveis lesões.

As cintas lombares são, normalmente, usadas em funções que exijam o levantamento ou transporte de carga pesada e têm o objetivo de ajudar na estabilização da coluna. É, contudo, importante que a adoção deste acessório por parte dos trabalhadores seja avaliada por um especialista de modo a perceber as especificidades individuais de cada trabalhador e se o seu uso é adequado.

Cinta Lombar
Cinta Lombar Track 835

Relativamente ao uso de punhos de proteção, o seu uso é adequado quando é necessário o uso de grande força muscular para movimentar objetos, ou quando o trabalho exige que o punhos sejam usados numa posição irregular, como por exemplo, virados para dentro ou para fora, ou quando existe uma repetição contínua dos mesmos movimentos dos pulsos. Nestes casos, o uso de punhos ajuda na estabilização, retardando ou evitando uma possível lesão.

Punho de Proteção
Punho Elástico c/suporte Pulgar

As joelheiras podem ser indicadas para situações em que o trabalhador tenha de se apoiar nos joelhos para a realização frequenta de tarefas, e também são indicadas no caso de levantamento de cargas pesadas, cujo esforço recai também nos joelhos, para além da coluna.

Joelheira Super Gel
Joelheira Super Gel

Ainda que toda e qualquer medida de prevenção de lesões seja importante de adotar, é importante o aconselhamento por um ergonomista avaliando caso a caso.

Na M&M Protek pode encontrar uma vasta seleção de cintas, punhas e joelheiras. Visite-nos no nosso site: www.mmprotek.pt 

Formulário de Contacto