Dicas sobre vestuário de proteção

Vestuário de Proteção

Existem vários EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) entre os quais o vestuário de proteção. Este desempenha um papel vital na segurança dos trabalhadores garantindo proteção, ergonomia e conforto. Protege contra agressões mecânicas e químicas, calor e frio, transpiração, atropelamentos, entre outros. A proteção dos trabalhadores contra estes riscos laborais conduz à formação de diferentes tipos de equipamentos, como por exemplo vestuário de alta visibilidade, proteção ao fogo ou fatos de trabalho ignífugos/antiestáticos.

O vestuário de proteção deve ser utilizado e fornecido conforme as exigências de cada profissão dependendo dos riscos associados a cada atividade profissional. A sua utilização justifica-se sempre que os trabalhadores se encontrem expostos a condições de risco. Veja algumas dicas para entender melhor este EPI, a sua seleção e utilização.

Vestuário de Alta Visibilidade

A roupa de alta visibilidade consiste em vestuário que deve assegurar a visibilidade e a segurança dos colaboradores através de faixas refletoras. Serve para localizar trabalhadores em zonas de baixa visibilidade, locais onde o clima é rigoroso, locais de risco de atropelamento, entre outros. As faixas refletoras deverão ser colocadas nas mangas, nas costas ou nas pernas consoante os lugares e atividades a desenvolver.

Colete de alta visibilidade
Colete alta visibilidade EN 471

Proteção ao Fogo

Os acidentes decorrentes do fogo são extremamente perigosos e é muito importante a consciencialização e o conhecimento para prevenção de acidentes. O vestuário é feito de materiais com resistência ao calor, à tração, ao rasgo, entre outros aspetos exigidos pelas normas europeias. Estes equipamentos de proteção podem suportar altos níveis de calor, por breves períodos de tempo, sem entrar em combustão e sem queimar, minimizando a percentagem de queimaduras corporais quando expostos ao calor e chamas.

Casaco Bombeiro
Casaco Bombeiro – Nomex Ripstop

Fatos de Trabalho Ignífugos/Antiestáticos

Estes equipamentos de proteção garantem conforto e proteção em todos os momentos. É feito de materiais ignífugos e anitestáticos que garantem proteção contra ignições acidentais e descargas eletroestáticas. O tecido contém um acabamento de fluorcarbono que proporciona repelência ao óleo e à água. Eles devem ser de fácil limpeza e desinfeção, justo ao corpo do utilizador e deve ter mangas que possam ser ajustadas por meio de dispositivos adequados.

Fato de trabalho ignifugo
Fato de Macaco Ignifugo

Seleção e utilização

Para a seleção e utilização do vestuário de proteção mais adequado é necessário ter em atenção o seguinte:

  • O vestuário deve reter o calor, desde que permita o transporte de suor e um arejamento satisfatório para evitar riscos de irritação na pele e inflamações;
  • Deve ser adquirido e fornecido conforme as exigências de cada profissão dependendo dos riscos associados a cada atividade profissional;
  • Os fatos de proteção destinados a soldadores devem possuir, na sua constituição fibras ignífugas;
  • O vestuário com sinalização fluorescente perde a capacidade de refletir luz quando se encontra desgastado. É, por isso, essencial substituir a camada fluorescente, quando esta estiver gasta;
  • O vestuário de proteção deve ser utilizado apenas no local de trabalho, para evitar contaminação de outros ambientes.

Estes são apenas alguns exemplos de vestuário de proteção, poderá consultar mais modelos no nosso website. Também pode contar com a nossa ajuda para identificar quais as melhores opções para cada setor de atividade. Entre em contacto com a MM Protek em www.mmprotek.pt onde pode encontrar todo o tipo de Equipamentos de Proteção Individual incluindo Vestuário de Proteção.

Formulário de Contacto