Os efeitos da Nanotecnologia aplicada nos EPI’s

Nanotecnologia avançada

O mercado de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) está em constante evolução e todos os anos são lançadas novas tecnologias aplicadas a estes equipamentos. O domínio da nanotecnologia tem vindo a registar céleres progressos. A sua utilização de nanomateriais é cada vez mais comum, tanto na nossa vida quotidiana como no nosso local de trabalho.

A nanotecnologia é uma inovadora área da ciência que manipula materiais ao nível da nanoescala em que um nanômetro equivale a um bilionésimo do metro. Esta ciência utiliza, essencialmente, estruturas atómicas e moleculares para a criação de novos produtos e dispositivos, designados por nanomateriais. O efeito da nanotecnologia na produção de EPI’s permite aprimorar a sua resistência. Isto torna-se possível através da aplicação de camadas de nanoparticulas mantendo, ao mesmo tempo, o conforto necessário para a execução das funções laborais. Conheça esta nova tecnologia, como é utilizada nos nossos produtos e de que forma podem melhorar os EPI’s laborais.

Dimensões e Unidades

Com os avanços que a ciência e a tecnologia têm alcançado, é possível compreender a natureza em escalas cada vez menores. A expressão “nano” é utilizada para designar matéria extremamente diminuta. Para compreender melhor a nanotecnologia, é necessário conhecer as unidades e dimensões envolvidas. Um centímetro é um centésimo de metro, um milímetro é um milésimo de metro e um micrómetro é um milionésimo de metro. No entanto, comparado à escala nanométrica, estas medidas são enormes. Um nanometro (nm) é um bilionésimo de um metro.

Nanotecnologia aplicada
Microscópio

Aplicações da Nanotecnologia

A nanotecnologia abrange praticamente todas as áreas dos setores industriais e de serviços. É muito diversificada e vai desde o desenvolvimento de novos materiais com dimensões na escala nanométrica até à investigação da possibilidade de controlar diretamente a matéria em escala atómica. Existem variados produtos que já contêm nanotecnologia e já são comercializados em quantidades cada vez maiores. Desde o ramo automóvel à medicina, das telecomunicações aos equipamentos de proteção individual. A nanotecnologia está cada vez mais presente e em constante evolução com progressos cada vez mais céleres.

Luvas de proteção
Luva Dermiflex Aqua Glove
Luvas de proteção
Luva Thermo Pro Ultra

Nanotecnologia na produção de EPI’s

O efeito da nanotecnologia para a produção de EPI’s está na sua capacidade de agregar elementos bactericidas, fungicidas, repelentes de insetos, hidratantes, antitranspirantes, impermeáveis entre outros compostos sem alterar as propriedades táteis dos equipamentos. As nanopartículas são adicionadas às fibras durante a produção do tecido. É o que acontece no caso das nossas luvas de proteção Thermo Pro Ultra e Dermiflex Aqua Glove que repelem água e óleos pesados. Os líquidos colocados sobre estas luvas são repelidos sem tocar a superfície subjacente.

A segurança dos trabalhadores é fundamental e os avanços da nanotecnologia vêm rematar os EPI’s de forma a aumentar a segurança nos postos de trabalho. Estamos na linha da frente para a aplicação desta tecnologia nos seus produtos. Visitem a M&M Protek onde podem encontrar esta tecnologia em alguns equipamentos.

Formulário de Contacto