Saiba como proteger a sua equipa de quedas em altura

equipamentos antiqueda

As quedas em altura são das principais causas de graves lesões ou morte durante a realização de manutenções em estaleiros e/ou habitações. Descubra como proteger a sua equipa e evite acidentes durante os trabalhos em altura.

Os trabalhos em altura são tarefas de grande responsabilidade e de perigo elevado, pelo que é fundamental o respeito das exigências determinadas pela lei e dos procedimentos de segurança. O respeito por estas normas e o uso de materiais de proteção adequados permitem que todos os intervenientes numa empreitada trabalhem com maior confiança.

Quais as principais causas das quedas em altura?

  • Queda acidental de materiais ou de equipamentos
  • Desequilíbrio do colaborador durante os trabalhos de manutenção
  • O uso inadequado das medidas de segurança e prevenção
  • escolha de um arnês para trabalhos de altura
  • Queda do andaime ou plataforma

Como proteger o trabalhador de quedas acidentais?

  • Respeitar – com total rigor – todas as normas de segurança impostas na obra.
  • Proibição de uso de andaimes ou de outros trabalhos em altura durante condições atmosféricas adversas.
  • Os andaimes devem ser montados por profissionais formados para o efeito. O uso de andaimes é obrigatório em trabalhos a partir dos quatro metros. Em alturas superiores a oito metros é necessário um responsável pelo equipamento que atesta a estabilidade e pleno funcionamento.
  • Os andaimes devem ser colocados com pranchas metálicas, proteções laterais e uma barra guarda-costas.
  • Cada colaborador deve manter colocado, durante todo o trabalho em altura, um arnês de segurança.
  • Nos locais onde haja a deslocação de objetos/materiais é fundamental a colocação de uma rede de segurança, para evitar lesões em caso de quedas acidentais.
  • Todos os colaboradores devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) adequados aos trabalhos em altura (se necessitar de algum destes equipamentos, consulte o nosso website em mmprotek.ptarnês de segurançaluvas de proteção e calçado de proteção).

A importância de um arnês para trabalhos em altura

A utilização de um arnês para trabalhos em altura é obrigatória para todos os trabalhadores porque as quedas em altura são uma realidade e causa comum de lesões graves e mortes.

Nesse sentido e para proteger melhor a sua equipa de quedas em altura, é necessário que cada elemento escolha um arnês de segurança ajustado ao corpo e apropriado ao ambiente de trabalho em que se insere.

Arnes Sekuralt Light 1 Plus
Arnês Sekuralt Light 1 Plus
Arnes Sekuralt Wind 1
Arnês Sekuralt Wind 1
Arnês Anti-queda 8 pontos
Arnês Anti-queda 8 pontos
Arnês de corpo inteiro
Arnês de corpo inteiro

O não cumprimento de todas as regras durante a execução das tarefas pode resultar em graves consequências para o colaborador e para a empresa responsável pela empreitada.

Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área de segurança e higiene no trabalho e a comercialização de equipamentos de segurança para trabalhos em altura é parte da nossa atividade. Visite-nos no nosso site:www.mmprotek.pt

Formulário de Contacto