5 dicas de sinalização de segurança em estaleiros de obras

sinalização de segurança em estaleiros de obras

Para falarmos sobre sinalização de segurança em estaleiros de obras é necessário termos bem claro conceitos como sinalização e sinalização de segurança e saúde.

Sinalização:

A sinalização consta no conjunto de estímulos que informam sobre a melhor conduta a tomar quando confrontados com um determinado conjunto de circunstâncias.

Sinalização de Segurança e de Saúde:

Quando falamos em sinalização de segurança e de saúde referimo-nos a um objeto, uma atividade ou uma determinada situação que fornece uma indicação relativa à segurança e à saúde no local de trabalho. A sinalização de segurança em estaleiros de obras, onde o risco de acidentes é constante, é uma medida preventiva de extrema importância seja para os trabalhadores envolvidos, para os visitantes da obra ou para os que estão simplesmente de passagem pelo local.  

5 dicas de boas práticas de sinalização em canteiros de obras:

  1. Deve sempre determinar ou seguir um padrão já existente de cores para que seja claro para todos o que cada sinal de cada cor significa.
  2. Forneça toda a informação sobre os riscos aos quais a sua equipa está exposta. Faça-o de forma clara e resumida, por escrito e verbalmente, para que todos o compreendam.
  3. Garanta que os materiais de sinalização têm máxima qualidade e que resistem a todas as adversidades.
  4. Consulte a sua equipa sobre os principais riscos que eles consideram. Ninguém melhor do que quem está no terreno para saber as principais dificuldades e os principais perigos do trabalho.
  5. Solicite que todos reportem imediatamente o surgimento de novos riscos e perigos na obra.

Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho. Por isso, a comercialização de sinalização de segurança é parte fundamental da nossa atividade.

Para mais informação visite-nos em www.mmprotek.pt ou contacte-nos ataravés e-mail geral@mmprotek.pt ou do contactto telefónico e 253 599 521.

 

Formulário de Contacto