5 dicas para escolher um arnês para trabalhos em altura

Arnês para trabalhos em altura

A escolha de um arnês para trabalhos em altura é vital para quem trabalha em telhados ou em posições elevadas e se preocupa com a sua segurança e bem-estar.

Na indústria da construção por exemplo, a utilização deste equipamento de proteção individual (EPI) é obrigatória para todos os trabalhadores porque as quedas em altura são das causas mais comuns de lesões e mortes. Conheça 5 dicas para escolher um arnês para trabalhos em altura e garanta a máxima proteção e segurança no seu local de trabalho.

1. Selecione o arnês para trabalhos em altura mais apropriado para o seu ambiente de trabalho

Ao selecionar um arnês para trabalhos em altura tenha o cuidado de escolher aquele que é mais apropriado para o seu ambiente de trabalho, ou seja, aquele que deve ser usado numa situação específica.

Com tanta variedade de arneses no mercado – arnês para a construção, arnês para os trabalhos em escada, arnês para os trabalhos na torre e arnês para trabalhos em altura -, é fundamental que selecione o equipamento mais ajustado para o seu trabalho.

Apesar dos trabalhadores procurarem usar EPI´s adequados contra as quedas em altura no trabalho, nem sempre o fazem. Muitas vezes escolhem o arnês errado e, dessa maneira, arriscam a sofrer ferimentos graves ou até mesmo a morte no caso de um acidente.

2. Escolha o arnês para trabalhos em altura mais indicado para si

Quem vai usar o arnês para trabalhos em altura? A maioria dos arneses tem um tamanho universal de utilização. Contudo, é aconselhável que adquira um que se ajuste perfeitamente ao seu corpo.

O comprimento da alça da perna e a alça do peito de um arnês universal pode não servir para uma pessoa de dimensões mais pequenas ou para aquelas pessoas maiores.

Certifique-se de adquirir aqueles que são facilmente ajustáveis – não há segurança e conforto maior para qualquer trabalhador que esteja suspenso no ar!

3. Considere os componentes exclusivos de cada arnês para trabalhos em altura

Cada arnês para trabalhos em altura é projetado com uma série de componentes exclusivos, como mosquetões, ganchos, dispositivos retrácteis, cinturões, cordas, amortecedores de energia, elementos de amarre, entre outros acessórios, e todos eles têm a sua função, encaixam e fornecem uma solução exclusiva de segurança no trabalho.

Corda de amarre com absorvedor- arnês para trabalhos em altura
Corda de amarre com absorvedor
Mosquetão com fecho automático- arnês para trabalhos em altura
Mosquetão com fecho automático
Corda de conexão estática- arnês para trabalhos em altura
Corda de conexão estática
Absorvedor de energia - arnês para trabalhos em altura
Absorvedor de energia

 

É importante que se assegure que o arnês para trabalhos em altura fica bem encaixado e que as alças do ombro, cintura e pernas estão bem ajustadas ao corpo.

4. Prefira o arnês para trabalhos em altura que lhe oferece o maior conforto

Uma das razões para que os arneses sejam abandonados e deixados a um canto num armazém é a de que os trabalhadores não se sentem confortáveis em os utilizar. Um arnês para trabalhos em altura da mais alta qualidade é projetado para maximizar o conforto e a funcionalidade.

Os melhores arneses oferecem um acolchoamento extra e maleável, garantem um ajuste seguro e confortável e é este tipo de equipamento que qualquer trabalhador quer ter.

5. Opte sempre pelo arnês para trabalhos em altura com garantia de segurança e qualidade

Para se certificar da garantia de segurança e qualidade de um arnês para trabalhos em altura, verifique sempre a etiqueta do fabricante.

Os arneses que os trabalhadores precisam de usar na sua profissão devem ser certificados por padrões internacionais de segurança e qualidade como ISO, EN, ANSI e CSA.

Está à procura de Equipamentos Antiqueda? Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho e temos as melhores opções para si. Visite o nosso website em www.mmprotek.pt e faça já a sua encomenda.

Formulário de Contacto