EPIs de soldadura: o que precisa para um trabalho em segurança

A soldadura é uma das atividades mais presentes na indústria, mas conhece verdadeiramente os riscos desta atividade e quais os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que deve utilizar para se proteger deles?

Presente nas indústrias de petróleo, gás, metal, construção civil, entre outras, a soldadura faz parte da vida de muitos trabalhadores. Para eles, os EPIs são fulcrais pois garantem a sua proteção e segurança. No artigo de hoje, explicamos que EPIs de soldadura devem ser utilizados durante o exercício da atividade.

Porque é tão importante usar EPIs de soldadura?

O trabalho de soldadura tem associados alguns riscos. Incontornavelmente, estar em contacto permanente com todo o tipo de peças metálicas, maçaricos, operador de corte e máquina de soldar significa estar sujeito a alguns riscos para mãos, braços, cabeça, corpo e olhos.

O contacto com pequenas partículas, estilhaços, calor e ruído pode ter consequências graves na pele, olhos e ouvidos dos trabalhadores. Queimaduras leves, lesões oculares, perda auditiva e intoxicação são apenas alguns dos problemas que pode vir a ter com a soldadura. Daí a importância de utilizar equipamentos de proteção individual de soldadura.

Trabalhador no escuro a soldar

 

Que EPIs deve utilizar na soldadura?

Para estar protegido da cabeça aos pés e não correr qualquer tipo de risco, deve utilizar alguns dos seguintes EPIs:

• Avental para soldador;
• Casaco de soldador;
• Manguitos e polainitos;
• Jardineiras para soldadores;
• Calças Ignífugas;
• Botas de proteção;
• Luvas específicas para soldadura;
• Óculos de proteção;
• Protetores auriculares;
• Máscara de cabeça para soldadura.

Cada um destes equipamentos tem características específicas para eliminar riscos e mantê-lo protegido durante o processo de soldadura.

O crute é um material muito utilizado nos equipamentos de proteção de soldadura e vai reparar que, nos produtos recomendados abaixo, muitos deles são feitos a partir deste material. Mas porquê? O crute é um tipo de pele/couro altamente resistente à abrasão adequado para trabalhos duros.

Avental de proteção para soldadura

Manequim com avental de crude para soldadura

Especialmente concebido para utilizar em trabalhos de soldadura, este avental é feito em crute, tem cintas e aperto com fivelas também em crute e é cosido com fio Kevlar. Respeita as normas EN ISO 11611 e Classe 1/2 A1.

Manguito e Polainito em Crute

Os manguitos e polainitos são essenciais para quem trabalha na área da soldadura. Mais uma vez feito em crute, os manguitos são feitos em crute com fio de aramida para resistência da costura superior, respeitando a norma EN ISO 11611: 2007

Manguito de proteção em crute

Os polainitos de proteção também são em crute, têm aperto lateral com velcro e tiras em baixo e costuras em fio de aramida. Este modelo em específico conta ainda com proteção contra contato elétrico acidental de curta duração.

Polainitos de proteção em crute cinzento

Botas de Proteção para Soldador

As Botas de Soldador são muito importantes para a proteção do colaborador, são leves e proporcionam conforto, Resistentes a temperaturas até 300ºC, as botas de proteção respeitam a Norma: EN ISO 20345:2011 S3 HRO, para além de serem extremamente leves e confortáveis. Saiba mais sobre biqueiras de compósito e sobre a sua capacidade de proteção.

Bota de proteção para soldadura castanha com forro laranja

Neste momento, a bota de proteção para soldadura encontra-se em promoção, limitado às quantidades existentes. Aproveite aqui!

Máscara de cabeça para soldadura

Máscara de cabeça preta para soldadura com janela amovível

A máscara de cabeça para soldadura é um dos equipamentos de proteção mais importantes para soldadores. Quanto a máscaras de soldadura, existem dois tipos: as que protegem toda a cabeça e as que protegem apenas rosto.

A que lhe recomendamos protege toda a cabeça. Tem janela amovível, lentes de abertura, reforço acrescido no topo da máscara, proteção para pescoço de faíscas e salpicos e suspensão ajustável com roleta. Respeitam as normas EN 175 e ANSI Z87.1.

Se tiver alguma questão sobre EPIs para soldadura não hesite em contactar-nos. Podemos ajudá-lo a escolher os melhores equipamentos para a sua empresa e para os seus trabalhadores.

Formulário de Contacto