Calçado de segurança feminino: 5 dicas a ter em conta

Calçado de segurança feminino (2)

O calçado de segurança é um dos requisitos mais aconselhados em termos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S). No universo industrial, encontrar um sapato de segurança feminino robusto, confortável e, ao mesmo tempo, elegante é uma tarefa desafiante. Neste artigo, apresentamos alguns dos pontos primordiais a levar em consideração antes de comprar uma bota ou sapato de segurança feminino.


Sempre que uma mulher desempenha funções laborais em contextos industriais ou de obra, é importante que verifique a sua proteção em termos de calçado. Não raras vezes, o foco passa por outros equipamentos de proteção, mas os pés acabam por ficar em segundo plano. No entanto, são dos elementos mais expostos a potenciais incidentes ao longo do dia. Pequenos golpes, queda acidental de objetos pesados ou até riscos químicos por contaminação de compostos são alguns dos perigos!

Como encontrar um calçado de segurança feminino confortável?

Por vezes, esta tarefa pode parecer mais difícil do que é na realidade! Basta encontrar as dicas certas para um correto encaminhamento até ao tipo de calçado mais ajustado às necessidades. Atualmente, existem inúmeras marcas de referência nesta área tais como Monitor, PSL, Reebok entre outras, que se adequam em termos de características que devem estar presentes neste tipo de EPI.

O aconselhamento de colaboradores em lojas especializadas é um ótimo ponto de partida! No entanto, não deixe de analisar os 5 pontos que consideramos essenciais para um calçado de segurança feminino.

1.Adeque o risco existente na atividade laboral ao tipo de calçado de segurança

Com contextos tão diversos, é importante primeiro verificar quais são os pontos críticos do trabalho. Para tal, confirme:

  • Existe o risco de queda de objetos pesados?
  • A sola necessita de reforço, por possíveis perigos de perfuração?
  • No local pode ocorrer deslizamentos acidentais, sendo necessário um calçado com tração?
  • Que riscos químicos os pés podem vir a enfrentar?
  • Há o perigo de golpes acidentais?
  • Trabalha em local que haja o risco de penetração de água?

2. Opte pelo tamanho certo

Este é um ponto essencial na aquisição do calçado. A ideia de se adquirir um número acima não representa a realidade e pode tornar o sapato ou bota de segurança mais desconfortável.

Escolha o seu número e tenha a consciência que o seu pé e tornozelo necessitarão de um período de habituação ao tipo de calçado.

3.Não caia na tentação de comprar calçado de baixa qualidade

Este equipamento de protecção individual necessita de robustez e durabilidade, aspetos que não devem passar para segundo plano. Para além disso, se o sapato ou bota não for de qualidade, o desconforto ao longo das horas vai tornar o seu trabalho penoso e difícil de suportar. Invista em modelos de qualidade e fiáveis!

4.Calçar meias no calçado de segurança é um grande fator de conforto

Um bota de segurança feminina ou um sapato não deve estar em contacto direto com o pé – À semelhança do calçado do dia-a-dia. Calçar umas meias (existem diversos modelos técnicos) será sinónimo de mais conforto.

5. A estética não é essencial, mas é sempre um ponto a favor no calçado de segurança femino

Apesar de ser um aspeto de pouca relevância no calçado técnico, onde a proteção é o fator essencial, a grande maioria das mulheres aprecia calçado. Por isso, se for possível unir a estética à funcionalidade, o melhor de dois mundos une-se!

Apresentamos-lhe alguns dos modelos que temos disponíveis para mulheres, que aliam proteção a conforto e design:

Algumas inspirações de calçados de segurança feminino, que apostamos ser do seu agrado

Sapato S3 HRO SRC ESD Modelo GOLD BOA
Sapato de segurança feminino S3 HRO SRC ESD Modelo GOLD BOA
Sapato S1P SRC ESD Modelo NAVAJO
Sapato segurança feminino S1P SRC ESD Modelo NAVAJO
FOX - Calçado feminino de segurança e proteção
FOX – Calçado feminino de segurança e proteção

Gostaria de encontrar o modelo de calçado de segurança feminino que encaixe,  na perfeição, nas suas necessidades do quotidiano? Dê uma vista de olhos na Loja Online M&M Protek onde poderá encontrar botas e sapatos de segurança femininos de diversas marcas de referência a nível mundial. Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos!

Formulário de Contacto