Saiba como escolher o equipamento de proteção de soldadura ideal

Equipmanetos de Protecao de Soldador

A profissão de soldador está associada a uma exposição constante de riscos laborais como calor, metal fundido (resultante da soldadura), ruídos, poeiras, entre outros. É, por isso, importante garantir aos profissionais da área equipamentos de trabalho resistentes e que, ao mesmo tempo, sejam cómodos para proteger o soldador de forma adequada.

A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é, nesta profissão, indispensável. Conheça alguns dos EPI’s para esta atividade profissional e saiba como escolher o ideal.

EPI’s para soldadores

Um soldador está, durante a sua atividade profissional, sujeito a diversos acidentes que vão desde queimaduras leves a lesões na visão, perda auditiva à intoxicação. Com isto, é vital prevenir e garantir a sua proteção. É da responsabilidade do empregador zelar pela proteção e segurança do trabalhador e fornecer os EPI’s necessários para o efeito. Por outro lado, o trabalhador deve utilizar corretamente os equipamentos colocados à sua disposição, guardar e garantir a sua conservação e comunicar ao empregador toda e qualquer alteração que torne o seu uso impróprio. Veja alguns EPI’s para soldador:

  • Aventais para soldadores;
  • Casacos de soldador;
  • Manguitos/Polainitos;
  • Jardineiras para soldadores;
  • Calças Ignifugas;
  • Botas de proteção;
  • Luvas específicas para soldadura;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Máscara de cabeça p/ soldadura;

Equipamentos mais indicados para soldadores

Cada EPI possui uma característica especial que o torna essencial para eliminar determinados riscos. Por isso a necessidade de utilizar o kit completo é inquestionável. Veja alguns dos EPI’s essenciais ao kit de proteção e as suas finalidades.

scara de soldadura: Esta máscara pode ser do tipo normal, em que não sofre qualquer alteração do grau de escurecimento, ou do tipo automático, em que o grau de escurecimento acontece conforme a intensidade luminosa. A última opção tem o benefício de o trabalhador não ter de levantar a máscara após a soldagem já que a própria máscara clareia a lente.

Máscara Soldador
Máscara de cabeça para soldadura

Avental: Proporciona, para o soldador, segurança nas atividades que impliquem riscos de salpico de materiais em fusão, objetos cortantes, entre outros.

Avental Soldador Crute
Avental Soldador Crute

Óculos de proteção: Estes óculos protegem os olhos de lesões provenientes de fagulhas e estilhaços de materiais.

Óculos de soldadura a gás
Óculos de soldadura a gás

Protetores auriculares: Este equipamento previne a perda de audição proveniente de ruídos com decibéis superiores ao suportado pelo ouvido humano.

Auricular 28,5dB
Auricular 28,5dB

Um soldador deve executar o seu trabalho com qualidade e, acima de tudo, com responsabilidade e segurança. Da mesma forma, o empregador deve ter a responsabilidade de garantir todo o equipamento necessário ao trabalhador de forma a zelar pela sua segurança.

Na M&M Protek encontra uma oferta vastas de artigos destinados à profissão de soldador. Visite-nos em www.mmprotek.pt.

Formulário de Contacto