Se usa óculos graduados e tem um trabalho que exige o uso de equipamentos de proteção individual, já se deparou com o desafio de conciliar a necessidade de ver com a obrigatoriedade da segurança no trabalho. A proteção ocular não é apenas uma questão de prevenção, mas também uma exigência legal em locais onde existem riscos identificados para a segurança.
Até há pouco tempo, o número de opções para os trabalhadores que usam óculos graduados e precisam de EPI’s para os olhos reduzia-se a uma: utilizar óculos de sobreposição por cima dos seus óculos corretivos. Mas algo inovador, que junta a correção visual e a segurança numa só estrutura, chega para facilitar a vida daqueles em que os óculos de sobreposição andam lado a lado com o incómodo.
Os óculos de proteção individual graduados passam a ser a opção mais viável, sem camadas sobrepostas, sem desconforto e sem comprometer a visibilidade. Dado isto, ajudamo-lo a decidir qual a melhor opção para o seu caso, o que precisa de saber sobre cada modelo e qual deve escolher consoante o seu tipo de trabalho.
A proteção ocular é uma lei
Os olhos são um dos sentidos mais importantes e, simultaneamente, um dos mais vulneráveis em alguns trabalhos, estando constantemente expostos ao risco em determinados ambientes. Estilhaços, poeiras, produtos químicos, radiações e outros impactos podem causar lesões graves e, em alguns casos, irreversíveis. É aqui que entram os EPI’s para a zona dos olhos, que previnem acidentes, evitam lesões e garantem a continuidade da atividade laboral com qualidade e segurança.
Que proteger os olhos é algo estritamente essencial não é questionável, no entanto, o que acontece quando se usam óculos graduados no dia a dia e precisa-se de EPI’s oculares? Até agora, a solução era usar óculos de proteção por cima dos óculos pessoais, os chamados óculos de sobreposição. Uma solução… pouco prática. É precisamente para resolver este problema que surge a nova aposta da M&M Protek, uma gama de óculos de segurança graduados. Um EPI que promete revolucionar o dia a dia dos trabalhadores que precisam de ver para trabalhar.
Os óculos de proteção individual graduados cumprem a necessidade de proteção ocular no trabalho, enquadrada na Lei n.º 102/2009, que regula a segurança e a saúde no trabalho, e a norma europeia EN 166, que estabelece os requisitos essenciais dos equipamentos de proteção ocular. Ao longo do artigo, são também apresentados outros requisitos a que os óculos cumprem. Se quiser saber mais sobre o que significam as siglas que encontrará ao longo do texto, leia o seguinte artigo sobre a norma EN 166.
Óculos de proteção graduados: qual a vantagem face aos óculos de sobreposição?
- desconforto ao longo do dia;
- pressão nas orelhas e nariz;
- risco de embaciamento;
- reflexos entre as lentes;
- dificuldade de adaptação e de movimentos.
Com todas estas dificuldades, compromete-se a razão para o qual foram criados: a segurança do trabalhador durante o desempenho das funções, o que é inaceitável. Ao contrário dos óculos de sobreposição, os óculos de proteção graduados integram, numa só peça, uma lente de correção feita à medida do utilizador e com todas as características de um EPI certificado. As suas principais vantagens são:
- o conforto total: apenas um par de óculos, sem sobreposição;
- visão clara e sem distorções com lentes feitas à medida;
- segurança real: menor risco de embaciamento e de má adaptação;
- design funcional e profissional: leveza, ajuste e compatibilidade com outros EPI (máscaras, capacetes);
- redução da fadiga visual ao longo do dia de trabalho.
Concordará que a maior vantagem dos inovadores óculos de proteção graduados em relação aos convencionais óculos de sobreposição é o facto de as lentes serem personalizadas com base na sua prescrição ótica. E, sem esquecer, que cumprem todos os requisitos técnicos e normativos exigidos para os ambientes industriais e laboratoriais. Já está convencido de qual é a opção mais vantajosa para si?
Por fim, no momento de decidir, deve ter em conta qual o modelo mais adequado ao seu trabalho. Cada opção tem propósitos e normas diferentes, pelo que é necessário conhecê-las para fazer a escolha mais adequada.
Qual o modelo de óculos de proteção graduados ideal para mim?
Modelo Horizon
- armação em grilamide um material técnico leve, resistente e flexível.
- tem protetores superior, inferior e laterais incorporados, para uma proteção ocular completa em ambientes de risco.
- hastes reforçadas com estrutura metálica e acabamento azul para maior durabilidade e estabilidade.
- lentes intermutáveis: compatível com lentes especiais para soldadura.
- pesa apenas 23g sem lentes, ideal para uso prolongado sem causar desconforto.
- Certificação: cumpre as normas europeias EN 166 e EN 170 (proteção UV), além das normas de qualidade ótica ISO 8980-1 e ISO 8980-2.
Preparado para proteger melhor a sua equipa este Verão?
O Código do Trabalho, a Lei n.º 102/2009 (sobre Segurança e Saúde no Trabalho) e as orientações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) determinam que o empregador deve garantir um ambiente de trabalho seguro. Isso inclui avaliar os riscos associados ao calor e fornecer EPI´s ajustados às condições climatéricas.
Quando é recomendado adaptar os EPI´s no verão?
Quando o calor aperta, adaptar os EPI´s deixa de ser apenas uma questão de conforto, torna-se uma exigência legal. Ainda que a legislação não indique um número fixo de graus, obriga os empregadores a agir preventivamente. Isto significa, por exemplo, assegurar pausas regulares, reforçar a hidratação e ajustar o vestuário e os equipamentos utilizados.
Imagine um trabalhador da construção civil ao sol. Um capacete ventilado ajuda a evitar o sobreaquecimento da cabeça, ou em tarefas onde seja possível, um boné com tecido especial de refrigeração também é um bom aliado.
Um colete de alta visibilidade com tecido leve e respirável reduz o risco e ajuda o trabalhador a não sufocar com o calor. Para os olhos, os óculos de proteção com filtro UV não só protegem contra poeiras, como também contra os efeitos nocivos da radiação solar.
Veja também o nosso artigo 5 dicas para garantir a segurança e a alta visibilidade no trabalho durante o Verão
Todas as lentes disponíveis para o modelo Horizon são de Classe Ótica 1 e existem três opções de fabricação, para escolher consoante o tipo de atividade. Conheça as suas características específicas:
- Lentes em material mineral: são muito resistentes a riscos, mas menos resistentes a impactos fortes. Estão disponíveis em versões monofocais e progressivas, mas não em versão bifocal. São ideais para ambientes onde o risco principal são partículas finas ou poeiras. Com marcação CE GO 1S (solidez aumentada).
- Lentes em material orgânico: mais leves e com boa resistência geral, oferecem maior conforto no uso prolongado. Podem ser monofocais, progressivas e também bifocais, sendo a única opção com este último formato. São uma escolha versátil e confortável para a maioria dos ambientes de trabalho. Com marcação CE GO 1S K (resistência à abrasão, onde as partículas finas não arranham facilmente).
- Lentes em material PNX: estas lentes destacam-se pela alta resistência ao impacto, de marcação F, sendo ideais para locais com risco de projeções ou impactos de alta velocidade. Também oferecem proteção contra raios UV (com filtro 2C-1,2) e resistência à abrasão K. Estão disponíveis em versões monofocais e progressivas, mas não bifocais.
Cada material oferece vantagens específicas e a escolha deve ser feita com base na avaliação de risco do posto de trabalho e nas necessidades visuais do utilizador. Este modelo é especialmente recomendado para trabalhos com impactos de partículas, trabalhos mecânicos e metalurgia.
Modelo SW06
- fabricado em nylon, um material leve e resistente.
- com protetores laterais e inferiores incorporados, integrados na parte frontal em material transparente, o que aumenta a proteção contra projeções e poeiras sem afetar o campo de visão.
- com apoio frontal em espuma amovível que melhora o conforto de contacto com o rosto.
- plaquetas nasais permutáveis que permitem ajustar os óculos ao formato do nariz, garantindo um encaixe seguro e personalizado.
- sem componentes metálicos: totalmente dielétrico, tornando-o seguro para trabalhos em ambientes com risco elétrico.
- pesa apenas 23g sem lentes, para um uso confortável ao longo de todo o dia.
- Certificação: cumpre as normas europeias EN 160 e EN 170 (proteção UV), além das normas de qualidade ótica ISO 8980-1 e ISO 8980-2.
Todas as lentes disponíveis para o SW06 são de Classe Ótica 1 e existem duas opções de fabricação, consoante o tipo de atividade. Estas são as suas características específicas:
- Lentes em material orgânico: leves, confortáveis e resistentes ao impacto com solidez aumentada (marcação GO 1S K). Resistentes à abrasão (graças à marcação K), estão disponíveis nos formatos monofocal, progressivo e bifocal. São ideais para a maioria das tarefas industriais ou laboratoriais que exigem proteção e correção visual.
- Lentes em material PNX: com resistência elevada ao impacto (marcação F), estas lentes protegem contra partículas de alta velocidade com baixa energia. Também oferecem proteção UV certificada (filtro 2C-1,2) e resistência à abrasão (K). Disponíveis em versões monofocais e progressivas, não estando disponíveis em bifocal. São perfeitas para ambientes exigentes com riscos mecânicos e exposição solar.
O modelo SW06 é uma escolha acertada para profissionais que trabalham em ambientes com risco elétrico, exposição a partículas ou ambientes laboratoriais exigentes. Este modelo é especialmente recomendado para trabalhos com impactos de partículas, trabalhos mecânicos, metalurgia e material elétrico.
Modelo SW09
- protetores laterais integrados na estrutura frontal para maior cobertura.
- espuma interior adicional, que proporciona melhor ajuste ao rosto e reduz a pressão sobre a pele, aumentando o conforto.
- ajuste universal com regulação do ângulo pantoscópico, que permite adaptar a armação à morfologia do utilizador.
- versão integral com banda metálica ajustável, oferecendo maior estabilidade e proteção contra salpicos de líquidos (marcação “3”).
- é dielétrico, ou seja, sem componentes metálicos, sendo ideal para ambientes com risco elétrico.
- pesa apenas 32g com hastes e 35g com banda.
- em conformidade com as normas EN 166, PT 170, além das normas de qualidade ótica ISO 8980-1 e ISO 8980-2.
Tal como nos outros modelos, todas as lentes disponíveis para o SW09 são de Classe Ótica 1 e existem duas opções de fabricação. Conheça as suas opões e características:
- Lentes em material orgânico: resistentes ao impacto com solidez incrementada, com marcação S que representa a sua resistência reforçada ao impacto e K a sua resistência a riscos (marcação VÁ 1S K).
- Lentes em material PNX: um material ideal para ambientes com maior risco de impacto. Protege contra objetos de alta velocidade e baixa energia, como partículas projetadas (marcação F) e também oferecem proteção UV certificada (filtro 2C-1,2) e resistência à abrasão (K). Disponíveis em versões monofocais e progressivas, não estando disponíveis em bifocal.
Este modelo é especialmente recomendado para trabalhos com impactos de partículas, trabalhos mecânicos, salpicaduras de líquidos, metalurgia e material elétrico.
A sua segurança começa com o nosso rastreio visual gratuito
Conheça o nosso serviço de rastreio gratuito associado aos óculos de proteção graduados. Estão disponíveis quatro modelos distintos, sendo o processo iniciado com o envio de um voucher exclusivo ao cliente. Este voucher permite que o colaborador se desloque a qualquer loja Mais Óptica em Portugal, com o carimbo e assinatura do responsável da empresa, que comprovam a autorização para a aquisição dos óculos. Na loja, será recebido por um especialista que o orientará na escolha de um dos quatro modelos aprovados, assegurando a correção ótica necessária. Todo o processo técnico e de acompanhamento é garantido pela Mais Óptica, sendo apenas a fatura emitida pela M&M Protek.
Com esta nova aposta, a M&M Protek reforça o seu compromisso com a segurança, o conforto e a personalização no local de trabalho. Cada solução foi concebida para responder às diversas necessidades visuais e profissionais, proporcionando uma proteção eficaz sem afetar o bem-estar do utilizador. Os olhos são uma ferramenta de trabalho e protegê-los é proteger a produtividade e investir na qualidade de vida do utilizador e dos que trabalham com ele.
