Chuveiro e lava olhos de emergência: a sua importância no local de trabalho

Chuveiro e lava-olhos de emergência são fundamentais para salvaguardar a segurança dos trabalhadores num local de trabalho, uma vez que evitam consequências graves na saúde dos trabalhadores em caso de acidente com matérias químicas. Fazem parte dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) de que já falamos aqui no blog. São especialmente necessários em espaços de trabalho onde os trabalhadores estão em contacto com matérias químicas  ou perigosas que podem gerar queimaduras ou problemas graves na saúde ocular dos trabalhadores, tais como laboratórios, oficinas, entre outros. 

Os chuveiros e lava-olhos de emergência são especialmente necessários, e em às vezes obrigatórios, em 

A sua função é limpar e higienizar o mais rápida e eficazmente possível qualquer parte do corpo que tenha sido contaminada por qualquer tipo de matéria química e perigosa.

Mais importante do que ter um destes equipamentos no espaço de trabalho dos seus colaboradores, é mantê-los nas melhores condições e em bom estado de conservação. Pois pior do que acontecer um acidente de trabalho, é não ter forma de minimizar as suas consequências. Lembre-se de lavar e limpar estes equipamentos semanalmente, estando atento a sinais de degradação, tais como:

  • Falta de água;
  • Presença de ferrugem na água;
  • Pouca pressão de água;
  • Dificuldade em abrir a válvula;
  • Outras irregularidades.

Recomendamos que encontre um método que, semanalmente, o lembre para a necessidade de analisar estes equipamentos e as suas condições de funcionamento. 

A norma europeia em que tudo isto está consagrado é a EN 15154, que determina algumas especificações no que toca à instalação, tais como: 

  • O chuveiro ou lava-olhos deve ser instalado num local de fácil acesso, em que o trabalhador não demore mais de 10 segundos a alcançar;
  • É necessário que o equipamento tenha conexão contínua a uma rede de fornecimento de água;
  • O espaço não deve ter qualquer tipo de obstrução;
  • A alavanca manual e pedal devem ser de fácil acesso;
  • A pressão de fornecimento da água deve estar correto, de acordo com a norma europeia e detalhes do fornecedor;
  • A temperatura da água deve estar entre os 15º C e os 35º C.

Chuveiro e lava-olhos de emergência 

Este equipamento é particularmente interessante porque combina lava-olhos e chuveiro no mesmo dispositivo, respeitando a norma  EN 15154 e ANSI-Z 365.1. 

O seu retentor de água de CYCOLAC é resistente à corrosão e de alta visibilidade, para que possa ser facilmente identificado pelo trabalhador em momentos de aflição. As tampas das bocas evitam a contaminação da saída da água e válvula de fácil abertura, respondendo em menos de 1 segundo. Cabeças com almofadas proporcionam um fluxo de água suave e arejado na zona ocular acidentada.

Chuveiro e lava olhos de emergência verde e amarelo

Lava olhos de parede 

O Lava-Olhos de Parede que recomendamos faz parte da nossa seleção e respeita as normas EN 15154 e ANSI-Z 358.1. 

O seu retentor de água de CYCOLAC é resistente à corrosão e de alta visibilidade, para que possa ser facilmente identificado pelo trabalhador em momentos de aflição. As tampas das bocas evitam a contaminação da saída da água e válvula de fácil abertura, respondendo em menos de 1 segundo. Cabeças com almofadas proporcionam um fluxo de água suave e arejado na zona ocular acidentada.

Lava olhos de parede amarelo e verde

Kit Lava-Olhos portátil 

O Kit Lava-olhos portátil contém duas garrafas (com 500ml cada), 2 tampões oculares, 1 espelho e 2 parafusos para fixar na parede. Traz, assim, os elementos necessários para uma lavagem urgente de forma eficiente.

O fluxo que é projetado é o suficiente para minimizar os danos oculares e aplica-se em acidentes relacionados com produtos ácidos, cáusticos ou produtos dissolvidos em água sem irritantes. As garrafas devem ser limpas com detergente e bem secas, para que permaneçam limpas e sem restos de sabão nas mesmas.

A segurança e bem-estar dos trabalhadores é da responsabilidade das entidades patronais, que não devem relativizar a importâncias das medidas de segurança no trabalho.

Se tiver alguma dúvida relativamente ao equipamento mais adequado para o seu espaço e para proteger os seus trabalhadores, entre em contacto connosco. Temos o expertise e os equipamentos de que necessita para manter toda a sua equipa em segurança. Pedimos que, durante esta fase, escolha contactar-nos pelos canais à distância: telefone ( 253 599 521)  ou e-mail (geral@mmprotek.pt). 

Formulário de Contacto