Como usar o chuveiro de emergência com lava olhos

Chuveiros e lava olhos

Nos locais de trabalho onde existe o manuseamento de produtos químicos, inflamáveis ou nocivos para a saúde, é necessário existir um chuveiro de emergência com lava olhos, para ser acionado em caso de derrame acidental. Saiba como os usar!

Em qualquer contexto industrial, é importante assegurar que todos os equipamentos de emergência estão facilmente acessíveis. Nos contextos de manipulação de matérias-primas inflamáveis ou químicas, estes procedimentos são – ainda – mais primordiais, visto que há um elevado risco de danos para a saúde do trabalhador.

É crucial que, numa situação de derrame de ácidos ou químicos corrosivos, a zona afetada seja prontamente lavada de acordo com as instruções. Só uma ação célere irá prevenir lesões permanentes!

As norma europeia EN 15154 regula todos os detalhes das exigências deste tipo de equipamentos e os seus requisitos principais. Estes são utilizados como primeiras medidas de emergência, em caso de derrame acidental, nos olhos e/ou corpo.

Para a correta utilização dos chuveiros de emergência, é importante que os principais aspetos de instalação estejam a ser cumpridos, tais como:

  • Instalação do chuveiro lava olhos em local de fácil acesso, perto da área onde haja a manipulação de matérias-primas consideradas nocivas para o corpo humano;
  • Este equipamento necessita de conexão contínua a uma rede de fornecimento de água;
  • O espaço não deve ter qualquer tipo de obstrução;
  • A alavanca manual e pedal deverão estar facilmente acessíveis;
  • A pressão de fornecimento da água deve estar correto, de acordo com a norma europeia e detalhes do fornecedor;
  • A temperatura da água deve estar entre os 15º C e os 35º C.

Em caso de emergência, o trabalhador deve respeitar as seguintes indicações, ao usar o chuveiro de emergência ou lava olhos de emergência:

  • Posicionar-se corretamente em relação à(s) saídas de água;
  • Permanecer debaixo da água, por um período de 15 minutos. A lavagem dos olhos deverá respeitar o mesmo tempo;
  • Se a roupa estiver contaminada, retirá-la de imediato;
  • Se acompanhado, solicitar de imediato ajuda da assistência médica. Se estiver sozinho, realize a lavagem com o chuveiro de emergência primeiramente, visto que é fundamental uma ação rápida nestes derrames acidentais.

Para além destes chuveiros e lava olhos de emergência existem, também, kits portáteis de lava olhos de emergência que podem servir de auxílio rápido em situações de exterior ou onde não haja a possibilidade de se chegar prontamente a estes equipamentos anteriormente descritos.

Se pretende adquirir chuveiros e lava olhos de emergência basta aceder à loja online da M&M Protek e consultar a categoria Chuveiros e Lava Olhos. A empresa possui uma vasta gama de equipamentos e acessórios de proteção individual e coletiva.

Bom trabalho, sempre em segurança!

Formulário de Contacto