Joelheiras de trabalho: proteção para profissionais

trabalhador a utilizar joelheiras de proteção

Muitas horas de trabalho no chão podem prejudicar a saúde das costas, mas também dos seus joelhos. Se é o seu caso, sabia que a utilização de joelheiras de trabalho ajuda a aliviar as dores, confere conforto, assegura proteção e diminui a probabilidade de aparecerem problemas mais sérios. 

Mas, para além de oferecer proteção e mais estabilidade a todas as partes do joelho, umas boas joelheiras de trabalho diminuem o impacto e o stress colocado na articulação, diminuindo riscos de lesão ou fratura. Adicionalmente, aumentam a confiança e produtividade do trabalhador e impedem que pequenos objetos afiados, como pregos ou vidros, se espetem nos joelhos.

Quem deve utilizar joelheiras de proteção no trabalho? 

No geral, as joelheiras de trabalho são indicadas para trabalhadores que passam muito tempo de joelhos ou que exercem muita pressão e stress nas articulações, como trabalhadores da área de construção ou manutenção. Por exemplo:

  • Instaladores de piso;
  • Soldadores;
  • Eletricistas;
  • Calceteiros;
  • Jardineiros;
  • Carpinteiros;
  • Picheleiros;
  • Profissionais que constroem e/ou fazem manutenção de chãos ou telhados.

As joelheiras são indicadas para estes profissionais, mas não só, também ajudam a prevenir lesões provenientes de levantamento de cargas pesadas, cujo esforço recai nas costas e também nas articulações inferiores.

Conheça algumas das joelheiras de trabalho que temos especialmente para si!

Joelheira de trabalho de alta densidade

Joelheiras de trabalho de proteção de alta densidadeEstas joelheiras profissionais de alta densidade garantem alta durabilidade e robustez durante toda a sua utilização. Para um ajuste mais seguro e confortável, possuem ainda uma fita única.

Joelheiras de Trabalho Ultimate Gel 

Joelheira de trabalho de proteção Ultimate Gel

Esta é uma joelheira funcional e tecnicamente inovadora. O gel de silicone adapta-se ao joelho do trabalhador, oferecendo conforto e segurança. Mas mais: as Joelheiras Ultimate Gel têm o exterior em PVC resistente à abrasão, assegurando assim máxima proteção ao trabalhador e maior vida útil ao equipamento.

Joelheira de Proteção Florestal 

Caneleira e joelheira de proteção florestal

Para além de garantir a proteção dos joelhos, estas joelheiras, desenhadas especialmente para trabalhos florestais, salvaguardam também as canelas. O aperto destas joelheiras é feito através de elásticos.

Para além de utilizar joelheiras de proteção, o que pode fazer para proteger os seus joelhos

A utilização frequente de joelheiras não é a única coisa que pode fazer para salvaguardar a sua saúde e bem-estar. Deixamos-lhe uma lista de pequenas estratégias que o poderão ajudar:

  • Antes de tudo, analise a tarefa que está prestes a iniciar e pergunte-se “Há alguma forma fazer esta tarefa sem ser de joelhos? Consigo elevar o equipamento em que estou a trabalhar à altura da cintura para não ter de me ajoelhar?”. Assim, não estará a expor os joelhos a impactos e stress desnecessários;
  • Faça pausas de 30 a 40 segundos, permitindo que o joelho volte à sua posição natural;
  • Diminua as vezes que se levanta e joelha. Coloque ao pé de si todos os instrumentos e ferramentas de que vai precisar;
  • Exercite os joelhos. Treino e exercício físico regular vão ajudar a diminuir peso excessivo que possa estar a colocar sob os joelhos, aumentando também a sua resistência e flexibilidade;
  • Se teve um dia em que sentiu que puxou demasiado pelos seus joelhos, é aconselhável que chegue a casa e reserve algum tempo para cuidar deles. Deite-se e coloque uma bolsa de gelo em cima das articulações durante cerca de 30 minutos. 

Antes de comprar as suas novas joelheiras de trabalho

Se vai adquirir umas joelheiras, pense primeiro no uso que lhes vai dar. Será um uso diário? Vai utilizar as joelheiras ao longo de todo o dia ou apenas eventualmente, quando uma tarefa mais específica o exigir? Por exemplo estas questões influenciam a densidade do produto.

Além disso, tenha sempre em atenção o fator conforto. Lembre-se que estes equipamentos vão estar nos seus joelhos durante longas jornadas de trabalho e, se quer manter a produtividade, bem-estar e segurança, deve sentir-se completamente confortável com eles.

Pode não sentir dores ou complicações agora mas, mais cedo ou mais tarde, os maus tratos que deu aos joelhos acabarão por se fazer sentir e refletir-se em problemas como a osteoartrite ou a lesão do joelho de corredor. 

Para o prevenir, é importante que respeite os seus joelhos e utilize joelheiras. Tem dúvidas sobre o melhor equipamento para si? Questões sobre funções e particularidades de um modelo em específico? Precisa de um orçamento? Entre em contacto connosco. Somos especialistas em EPIs e proteção no trabalho há 15 anos!

Formulário de Contacto