Destacar-se da concorrência é um dos principais objetivos de todas as empresas. Mas como consegui-lo? A conquista da certificação ISO 9001 é um importante passo no reconhecimento internacional de qualidade, segundo o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Sabia que a M&M Protek já conquistou esta certificação? Mas o que é a ISO 9001 e o que ela representa em termos de qualidade?
O que é a Norma ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional de gestão da qualidade que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) numa empresa ou organização. Fundamentalmente, foi projetada para ajudar as empresas a melhorar a eficiência e eficácia dos seus processos internos e, consequentemente, a satisfação do cliente.
Independentemente do setor de atuação ou tamanho da empresa, a ISO 9001 garante que o SGQ de uma empresa responde aos padrões estabelecidos. Por isso, conquistar esta norma é um passo de grande importância para empresas que procuram continuamente melhorar a qualidade dos seus produtos, aumentar a eficácia dos seus processos e responder de forma certeira às necessidades dos seus clientes, aumentando a sua satisfação.
E o SGQ?
O Sistema de Gestão de Qualidade é uma ferramenta composta por um conjunto de processos, políticas e procedimentos que uma empresa utiliza para gerir e garantir a qualidade dos seus produtos. Engloba todos os aspetos da organização que podem afetar a qualidade dos seus produtos, incluindo o design, o desenvolvimento, a produção, a entrega, o suporte e a manutenção.
O SGQ é projetado para ser flexível e adaptável às diferentes empresas e organizações, e constitui um elemento chave da certificação da ISO 9001. De uma forma geral, o seu objetivo final é garantir que os produtos ou serviços de uma empresa atendem às expectativas dos seus clientes, enquanto a eficácia e eficiência operacional se mantém.
Quais os requisitos para obtenção da ISO 9001?
Para obter a certificação ISO 9001, é necessário que a empresa esteja comprometida com os requisitos estabelecidos na norma, cumprindo-os sem exceção:
- Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ): desenvolvimento e implementação de um SGQ que atenda aos requisitos da norma 9001.
- Política e Objetivos de Qualidade: estabelecimento de uma política de qualidade clara e objetivos de qualidade mensuráveis.
- Gestão de Recursos: garantir que todos os recursos necessários para operar o SGC estão assegurados.
- Planeamento e Controlo de Processos: estabelecimento de procedimentos para planear e controlar os processos.
- Monitorização e Medição de Desempenho: controlar e medir o desempenho do SGQ.
- Melhoria Contínua: implementação de ações de melhoria contínua, com base nas informações conseguidas na monitorização do desempenho do SGQ.
- Auditoria Interna: avaliação interna do SGQ em conformidade com os padrões da norma ISO 9001.
- Revisão pela Administração: revisão regular do SGQ e avaliação da sua eficácia.
Qual o processo de obtenção da ISO 9001?
O processo de obtenção da certificação ISO 9001 atravessa 5 fases diferentes:
- Análise da Situação Inicial: análise da situação inicial em relação aos requisitos da ISO 9001.
- Implementação do SGQ: implementação das mudanças necessárias nos seus processos para respeitar os requisitos da norma.
- Auditoria Interna: avaliação interna do SGQ.
- Auditoria Externa: avaliação externa do SGQ.
- Manutenção e Melhoria do SGQ: após a conquista da certificação, a empresa deve continuar a preocupar-se com melhorar continuamente o seu SGQ, para garantir a conformidade com a norma e a satisfação dos seus clientes.
Quais os benefícios da ISO 9001 para as empresas?
Como vimos, a norma ISO 9001 é muito importante na padronização das normas de qualidade nas empresas. Mas sabe quais as vantagens práticas para as empresas?
Desde logo, a implementação da ISO 9001 ajuda na melhoria da eficiência e eficácia dos seus procedimentos, o que se reflete na entrega de produtos e serviços aos clientes. Ora, isso tem implicações também no aumento da satisfação do cliente, já que esta norma ajuda a empresa a perceber as necessidades e expectativas dos clientes, de modo a oferecer um produto ou serviço que vá de encontro com as suas necessidades.
Por outro lado, conquistar a ISO 9001 também ajuda na redução de custos operacionais para a empresa – ao reduzir desperdícios e retrabalhos -, e abre portas para novos mercados. Por ser amplamente reconhecida internacionalmente, conquistar esta norma pode dar acesso a novos mercados que exigem a certificação, por exemplo.
Finalmente, a ISO 9001 exige que a empresa estabeleça processos para monitorizar e melhorar continuamente o SGQ, o que a obriga a uma melhoria contínua e a uma atualização regular, de modo a aprimorar os seus métodos e processos. Isto pode conduzir, ainda, ao aumento da confiança dos clientes, fornecedores e investidores, já que o certificado garante que a empresa tem um SGQ eficaz e está comprometida com a qualidade.
Conquistamos a ISO 9001!
A M&M Protek orgulha-se de já ter concluído, com sucesso, todo o processo de conquista da certificação ISO 9001, sendo já uma empresa certificada. O objetivo principal residiu na melhoria interna de todos os processos internos da M&M Protek. Este é mais um importante passo da nossa empresa no compromisso com os seus clientes, garantindo-lhes sempre um serviço da mais alta qualidade, desde o apoio na escolha dos produtos adequados a cada cliente e área de negócio, até ao serviço pós-compra.

Em resumo, conquistar a certificação ISO 9001 é uma prova do compromisso de uma empresa com a qualidade e excelência dos seus produtos e a satisfação dos seus clientes. Por isso, continue a confiar na M&M Protek, que deste lado continuaremos a melhorar diariamente para lhe oferecer o melhor serviço.
Visite a nossa loja online e fale connosco! Teremos todo o gosto em aconselhá-lo ou em explicar-lhe melhor de que forma conquistamos a ISO 9001!