Conheça os 9 equipamentos essenciais para segurança no trabalho

No mercado laboral, os melhores equipamentos para garantir a segurança no trabalho dependem da atividade em causa e de todos os fatores relacionados que possam representar perigo para o trabalhador. Conheça, neste artigo, os 9 equipamentos imprescindíveis para garantir a segurança no trabalhoO mais importante é garantir, através de formações, que todos os trabalhadores conhecem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que devem usar e sabem manuseá-los e acondicioná-los corretamente. 

Capacetes, Bonés ou outros materiais afins

Por norma, o capacete é utilizado com a finalidade de proteger a cabeça contra impactos causados por choques mecânicos, quedas ou projeções de objetos que podem provocar graves lesões ou, nos piores casos, podem ser fatais. No entanto, existem proteções para a cabeça com finalidades distintas, como por exemplo, proteger a cabeça contra as radiações solares, proteger da eletricidade, etc.  

Protetores Auriculares

A exposição prolongada a níveis elevados de ruído é um dos fatores mais prejudiciais à saúde humana. O real problema é que as consequências são percebidas, por norma, passados longos anos de exposição, quando os danos são irreversíveis. Para proteger os ouvidos contra ruídos deve utilizar protetores auriculares, principalmente os trabalhadores que lidam com equipamentos ruidosos como máquinas industriais, tratores, escavadeiras, entre outros similares.

Máscaras Respiratórias

As proteções respiratórias são muito importantes para filtrar o ar de gases poluentes, partículas, poeiras, névoas, vapores orgânicos e outros contaminantes prejudiciais à saúde humana. As máscaras respiratórias protegem o nosso aparelho respiratório por filtrar os contaminantes externos, o que reduz significativamente o contacto dos contaminantes com as vias aéreas. Assim evitam-se lesões e contaminações nos pulmões.

Luvas de proteção

O principal instrumento da execução do trabalho são, salvo raras exceções, as mãos pelo que devemos protegê-las contra situações perigosas. As luvas de segurança são excelentes para proteger as mãos e, dependendo dos modelos, mesmo os braços. Em todas as situações devem ser avaliados os riscos e, posteriormente, definir o tipo de luva mais adequado à função.

Botas de proteção

As botas e demais calçado de proteção são imprescindíveis para proteger os pés e pernas de torção, escoriações, derrapagens, humidade, objetos cortantes / perfurantes e outros agentes corrosivos. Estes equipametnos são imprescinidceis para quem trabalha em áreas florestais, construção civil, laboratórios ou outros locais onde se lida com produtos químicos corrosivos.

Equipamentos para trabalhar em alturas

Os trabalhadores que estão expostos a trabalhos em altura utilizam para se proteger contra os riscos de quedas cintos, cinturões, arneses reguláveis, mosquetão e anti-quedas. Sempre que o trabalhador executar tarefas em alturas superiores a dois metros há risco de queda, este deve utilizar os EPI’s referidos, normalmente, em complemento uns dos outros.

Colete de sinalização

Os coletes de sinalização, tais como outros equipamentos destinados a esta finalidade, servem para indicar a presença dos trabalhadores em determinada área, principalmente em ambientes escuros ou com pouca iluminação, tais como estradas, pistas à noite e demais ambientes escuros.

Óculos de segurança

A proteção ocular é uma prática de extrema segurança para o trabalhador. Os olhos podem ser lesionados muito facilmente e podem diminuir a capacidade de visão ou mesmo perder completamente a visão. Os profissionais mais sujeitos a lesões oculares são os das áreas de metalúrgica, construção civil, marcenaria, mecânica, têxtil, cerâmica, indústria química, indústria de produtos alimentícios, transporte, pesca, artes gráficas e mineração.

Vestuário de proteção

O uso de vestuário de proteção é extremamente importante por diversos motivos. Em primeiro lugar porque servem para proteger o trabalhador dos riscos envolventes e, por outro lado, porque o uso de vestuário de trabalho e uniformes consolida a imagem corporativa das organizações. É muito importante considerar a segurança, comodidade e funcionalidade das fardas antes de implementar o seu uso. Deve ser analisado o melhor tipo de vestuário de acordo com o tipo de tarefa que o utilizador irá realizar e com o ambiente envolvente deste trabalho.

Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho, a comercialização de Equipamentos de Proteção Individual é parte fundamental da nossa atividade.

Visite-nos no nosso site: https://www.mmprotek.pt

Formulário de Contacto