Existem algumas profissões, como a soldadura, a mineração ou a indústria de forma geral (metalurgia, têxtil, cerâmica, química, alimentícia), que estão mais susceptíveis a sofrerem acidentes de trabalho que afetam a saúde dos olhos. Por isso, no artigo de hoje a M&M Protek vai partilhar consigo dicas indispensáveis para garantir a sua proteção ocular.
Os óculos de proteção ocular são o principal equipamento para assegurar a saúde e bem-estar dos seus olhos, uma vez que bloqueiam a passagem de partículas para dentro do olho. Felizmente, existem vários modelos pelo que pode passar no site para os conhecer ou, mais rápido ainda, clique aqui.
Apesar de todas as recomendações, ainda há quem dispense a utilização dos óculos de proteção. Às vezes por esquecimento, outras pelo desconforto inicial ou até mesmo pela ignorância da necessidade da sua utilização. A verdade é que a não utilização dos óculos de proteção podem levar a danos sérios na saúde ocular, como perfuração do globo ocular, perda de visão ou até mesmo cegueira, daí a imposição da sua utilização.
Para começar, deve fazer um levantamento dos possíveis riscos da função que desempenha: conheça o local de trabalho e a suas funções, identifique os riscos e proteja-se contra eles.
Conheça e siga as normas gerais para saúde no trabalho
Em Portugal, a higiene e segurança no trabalho são regulamentadas pela Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, que regula o regime jurídico de promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho.
Se é empregador, deve sempre salvaguardar a segurança e bem-estar dos seus colaboradores. Para isso, e caso ainda não o tenha feito, recomendamos que leia na íntegra a lei e o código de trabalho e aplique as suas recomendações. Para além de proteger os seus colaboradores, também está a zelar pela sua empresa.
Segundo a lei, é obrigatório que forneça aos seus colaboradores os EPIs necessários. EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um dispositivo ou produto de uso individual destinado a proteger de riscos e ameaças à segurança e saúde no trabalho, e é aqui que entram os óculos de proteção. Se não sabe qual o melhor equipamento para os seus colaboradores, recomendamos que analise o Guia Geral para a Seleção de Equipamentos de Proteção Individual, redigido pela APSEI – A Associação Portuguesa de Segurança.
Óculos de proteção: como escolher?
Antes de conhecer os tipos de óculos que tem à escolha, é necessário que identifique os perigo de que se quer proteger.
- Perigos mecânicos: poeiras, choque, partículas sólidas;
- Perigos térmicos: salpicos de material fundido ou líquidos quentes, chama;
- Perigos químicos ou biológicos: salpicos de ácidos, dissolventes, alcalinos;
- Perigos de radiação: ultravioleta (UV), infravermelha (IV), luz forte, laser;
- Perigos elétricos: curto-circuitos e arcos voltaicos.
Conhecidos os perigos, pode escolher diferentes modelos de óculos:
- Óculos de proteção regulável/com hastes: proteção dos olhos contra impactos com pouca energia (resistência mecânica a um impacto de 45m/s) e contra radiações nocivas;
Para estas ocasiões e outras mais gerais, sugerimos o Óculo de Proteção Regulável. É extremamente leve – pesa apenas 34 gramas -, é ajustável, tem tratamento anti-riscos e, acima de tudo, proteção contra salpicos, pó, impactos, etc.
- Óculos panorâmicos: proteção dos olhos contra impactos com energia média (resistência mecânica a um impacto de 120m/s), riscos de perigos químicos, biológicos, mecânicos, térmicos e contra radiações nocivas.
Quando trabalha com este tipo de riscos, recomendamos que adote o Óculo Panorâmico EVAMAS. Tem tratamento anti-embaciante e anti-risco, é ajustável e tem proteção contra partículas a alta velocidade, salpicos, pó, impactos. Apesar de tudo isto, pesa apenas 81 gramas.
Óculos de proteção com grau: será que preciso?
Os óculos de proteção com grau são destinados a profissionais que têm problemas ou limitações na visão, como miopia por exemplo. Ao utilizar este tipo de óculos poderá ver com nitidez e clareza enquanto desempenha a sua função com segurança. Utilizar óculos de proteção sem grau quando se precisa de correção ocular significa fazer uma jornada de trabalho com insegurança, desconforto e sensação constante de cansaço.
Nestes caso, pode decidir uma de duas coisas: utilizar um modelo de óculos de proteção que se sobreponham aos óculos graduados ou escolher uns óculos com a graduação incluída. Se optar pela última opção, mais recomendada pelos especialistas, deve dirigir-se a um médico oftalmologista e fazer uma consulta para conhecer as suas necessidades. Se já conhece a sua graduação, passe essa informação ao seu empregador.
É igualmente importante que se mantenha atento à evolução das suas necessidades oculares. Faça check ups regularmente e vá atualizando os seus óculos conforme precise.
Óculos ou viseira de proteção: qual escolher?
A escolha entre óculos ou viseiras de proteção ocular depende da função desempenhada e dos riscos a ela associada. Assim, e como explicamos acima, é fulcral analisar o terreno e perceber que riscos existem e como é que eles podem ser reduzidos ou, até, eliminados.
As viseiras ou máscaras de soldar protegem, para além dos olhos, toda a face contra impactos de energia média ou forte por corpos sólidos, assim como projeções (líquidos, metais em fusão) que poderiam provocar feridas na sua cara. São muito utilizadas por soldadores e também são indicadas contra perigos elétricos e de radiação.
Quanto às viseiras, a M&M Protek tem uma vasta gama que se adapta às necessidades dos nossos clientes. Com ou auricular, de acetato ou metálica, para soldar ou para trabalhar na floresta. Ainda assim, e para funções mais generalizadas, propomos a Viseira Kit de Proteção. O suporte de viseira em polipropileno tem uma roleta ajustável e banda anti-suor, para além de proteger contra partículas, salpicos químicos, pó e calor e ser resistente ao impacto.
Mantenha o espaço de trabalho limpo e não corra riscos!
Pode parecer uma dica menor, mas pode mesmo fazer a diferença. Muitos dos acidentes oculares estão relacionados com poeiras, pequenas partículas e outros elementos que andam pela zona de trabalho e podem ir até ao seu olho.
Às vezes as partículas são tão pequenas que as pessoas não percebem que estão com algum problema até sentirem sintomas como dor, baixa na visão, ardência, lacrimação, fotofobia, vermelhidão ou secreção. Quando isto acontecer, é importante que não arrisque! Dirija o seu colaborador até ao hospital ou a um médico especialista com a maior brevidade possível. Em casos mais sérios, chame ajuda médica até ao seu local de trabalho.
Lembre-se de usar sempre o equipamento de segurança no trabalho, seguir as normas de segurança específicas para a sua função e de utilizar sempre os EPIs, principalmente os óculos de proteção: um equipamento simples que o pode proteger de danos irreversíveis. Pode encontrar vários modelos na área de proteção ocular do nosso site que pode consultar aqui.



