5 dicas de segurança importantes para trabalhadores da construção civil

segurança construção civil

Todos os anos, existem inúmeros acidentes de trabalho que poderiam ser evitados se alguma atenção estivesse centrada na prevenção. É importante que, tanto os responsáveis de obra como os trabalhadores da construção civil, tenham em mente alguns pontos essenciais para garantir a segurança.

Na construção civil o perigo pode estar “ao virar da esquina”. Este é um dos setores mais expostos aos perigos que resultam em acidentes de trabalho. Em Portugal, apesar da evolução positiva da última década, onde o número de ocorrências diminuiu para metade, segundo indicam dados publicados pelo website Pordata (51.561 acidentes de trabalho em 2000 / 28.587 acidentes de trabalho em 2015), ainda temos muito caminho para ser percorrido.  

É importante a aposta na prevenção! Será através da adoção de todas as medidas de segurança e da consciencialização do perigo que se vai alcançar as metas pretendidas. 

Partilhamos consigo algumas das dicas de segurança que consideramos relevantes para os trabalhadores da construção civil. Nunca é demais reforçar que a saúde e bem-estar dos trabalhadores deve ser – sempre – o fator de maior preocupação das empresas. 

  1. Para evitar a queda de pessoas ou materiais, é importante que na obra existam barras de proteção nos andaimes, bem como redes de proteção. 
  2. A sinalização de alerta apropriada na obra vai permitir que os trabalhadores da construção civil estejam em estado vigilante durante as suas tarefas.
  3. É fundamental o uso de equipamento de proteção individual e coletivo adequado às funções que estão a ser executadas. Luvas, capacetes, calçado adequado são alguns dos exemplos.
  4. Os materiais de apoio à execução da obra devem estar em perfeitas condições de uso.
  5. Respeito integral, pela legislação em vigor, por parte dos responsáveis de obra e todos os colaboradores envolvidos.

Agora que já conhece algumas dicas importantes de segurança na construção civil, visite a M&M Protek e encontre todos os equipamentos essenciais pra a proteção individual ou coletiva da sua empresa. Aceda a www.mmprotek.pt 

Formulário de Contacto