Dê vida à expressão “o seguro morreu de velho” e previna-se contra acidentes de trabalho

Todos nós estamos familiarizados com a expressão “o seguro morreu de velho” e no trabalho a regra mantém-se. Apostar em técnicas e ferramentas que garantam a segurança dos trabalhadores é muito importante. Dê vida à expressão “o seguro morreu de velho” e previna-se contra acidentes de trabalho!

Em primeira instância, uma equipa consciente e informada acerca dos riscos que as atividades exercidas acarretam, é o primeiro passo para que as estratégias de prevenção sejam encaradas com maior seriedade. Por isso, garanta que toda a equipa conhece os riscos e os cuidados necessários para os minimizar. Esta atitude tem uma importância extrema no combate à sinistralidade no local de trabalho.

Determine regras de segurança e faça-as chegar a todos os membros da sua empresa. Neste processo deve estar consciente de que as ações e medidas de prevenção estão diretamente relacionadas com o tipo de atividade exercida, com o ambiente de trabalho e também com as tecnologias e técnicas utilizadas.

Ao longo deste processo recolha informação junto dos trabalhadores, tente conhecer as suas preocupações em relação aos riscos e quais os seus hábitos de trabalho.

Depois de definidas as regras de segurança, que devem ser coerentes com as necessidades específicas de cada atividade, aposte na formação. Investir em formações no âmbito da segurança no trabalho e oferecer os equipamentos de segurança e proteção adequados para cada caso é outra etapa de elevada importância na prevenção de sinistros. Mas não fique por aqui.

Em última instância, mas de igual modo importante, deve supervisionar e garantir que todas as ações e medidas de segurança são cumpridas. Verifique se a sua equipa cumpre os procedimentos e se utiliza os equipamentos de proteção de segurança de forma adequada. Se isso não acontecer, pondere realizar formações e cursos de prevenção e faça chegar a cada membro da sua equipa toda a informação sobre os riscos aos quais estão sujeitos ao longo de um dia de trabalho.

Deverá, por outro lado, tentar compreender se os equipamentos de segurança são práticos e confortáveis para cada um dos seus trabalhadores. Recolha feedback e tente afinar todos os pormenores para que as medidas que implementou sejam exequíveis sem incómodos.

Na M&M Protek  desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho e a comercialização de equipamentos de proteção de segurança é parte da nossa atividade.

Visite-nos no nosso site: https://www.mmprotek.pt

Formulário de Contacto