Manter o foco na postura nem sempre é fácil quando estamos a trabalhar. Seja para quem trabalha em pé, sentado ou para quem é exposto a grandes esforços físicos durante o período laboral, manter uma boa postura é fundamental. O uso de cintas, punhos e joelheiras pode ajudar a manter uma boa postura e proteger a zona lombar, os punhos e os joelhos de danos físicos dolorosos e incómodos. Contudo, considere que nem sempre o uso destes equipamentos é recomendado.
O caso das cintas é mais controverso porque não há consenso entre os especialistas quanto às vantagens e desvantagens que advêm da sua utilização. Ainda assim, se considerar os seguintes fatores poderá obter o máximo benefício do uso destes materiais de proteção e segurança:
- Use as cintas apenas durante a atividade de levantamento e movimentação manual de carga;
- Informe a sua equipa de que a cinta lombar não garante mais força ao trabalhador para levantar uma carga;
- Ensine os trabalhadores a usarem o cinto conforme as orientações de uso do fabricante e certifique-se de que o trabalhador aprendeu a forma correta de usar a cinta lombar;
- Garanta que todos os trabalhadores usam a cinta lombar por cima do vestuário;
- Forme a sua equipa para adotar posturas adequadas para levantar uma carga, conforme determinado.
No que diz respeito às joelheiras, é importante saber que estes equipamentos de proteção visam conferir estabilidade e proteger os nossos joelhos. São equipamentos de proteção indicados para construção, soldadura e trabalhos de manutenção e oferecem uma proteção resistente para o trabalho esgotante dos joelhos. Para resultados eficientes deve:
- Ter sempre em conta o fator conforto;
- Analisar devidamente o tipo de uso que pretende fazer com este equipamento, como por exemplo, que densidade de proteção necessita.
No que diz respeito aos punhos, já são usados há imenso tempo para diversos tipos de trabalho físico, como escavação, construção e corte de lenha. Outro uso importante, para além dos referidos e do uso no desporto, é o uso terapêutico, sendo um equipamento indicado para traumatismos do punho e da mão, tendinites, dores agudas e crónicas do punho e dores reumáticas.
A decisão de adotar o uso destes equipamentos de proteção e segurança deve:
- Ser sempre avaliada por um ergonomista especializado;
- Sempre que necessário, haver avaliação médica de cada trabalhador em particular.
Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho e a comercialização de de cintas, punhos e joelheiras é parte da nossa atividade. Visite-nos no nosso site: https://www.mmprotek.pt