A escolha de um arnês de segurança para trabalhos em altura é vital para quem trabalha em telhados ou em posições elevadas. Estes equipamentos asseguram a proteção e segurança daqueles que trabalham nestas circunstâncias, garantido uma jornada com segurança e sem riscos.
Na indústria da construção civil, por exemplo, a utilização destes Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigatória para todos os trabalhadores, uma vez que as quedas em altura continuam a ser uma das causas mais comuns de lesões e mortes.
No artigo de hoje, damos-lhe 5 dicas para escolher o melhor arnês de segurança para si e poder efetuar os seus trabalhos em altura com a máxima proteção e segurança no local de trabalho.
1.Escolha o arnês de segurança mais apropriado para o seu trabalho e funções
No momento de selecionar um arnês de segurança, é importante que reflita sobre o seu ambiente e posto de trabalho, as suas funções e tarefas e, claro, sobre os riscos a elas associados.
Há uma grande variedade de equipamentos para trabalhos em altura no mercado, nomeadamente de arneses de segurança: arnês para construção, arnês para trabalhos em escadas, arnês para trabalhos na torre, etc… Com tanto por onde escolher, é fundamental que adote o arnês de segurança mais indicado para a sua função e que, acima de tudo, diminua o risco de queda.
Escolher usar equipamentos para trabalhos de altura é só o primeiro passo. Mais importante ainda é escolher o arnês de segurança certo para si e para os riscos a que está sujeito. Muitas vezes, por descuido, desconhecimento ou negligência dos colaboradores ou dos próprios técnicos de segurança no trabalho, os trabalhadores acabam por usar o arnês errado e, assim, sofrer acidentes, dos quais podem resultar ferimentos graves ou até mesmo a morte.
2. Adote o arnês para trabalhos em altura mais indicado para o seu corpo
Quem vai usar o arnês de segurança? A maioria dos arneses tem um tamanho universal de utilização. Contudo, é aconselhável que adquira um modelo que se adapte perfeitamente ao seu corpo ou que permita ajustes.
Por exemplo, o comprimento da alça da perna e da alça do peito de um arnês universal pode não servir e proteger convenientemente uma pessoa pequena ou uma pessoa grande. Para cada cada caso, um arnês.
Recomendamos que, antes de iniciar trabalhos em altura com um novo arnês de segurança, o experimente e teste para não correr riscos. Não fique suspenso no ar sem antes experimentar o arnês e perceber se este se ajusta ao seu corpo e lhe é confortável. Acima de tudo, certifique-se que adquire um modelo facilmente ajustável e que garanta sua proteção e bem-estar.
Um kit anti-queda pode ser uma boa alternativa.

3. Tenha em atenção aos componentes exclusivos de cada arnês de segurança
Cada arnês de segurança é projetado com uma série de componentes exclusivos, como mosquetões, ganchos, dispositivos retráteis, cinturões, cordas, amortecedores de energia, elementos de amarre, entre outros acessórios.
Cada um destes elementos têm uma função específica, que se encaixam e trabalham entre eles, de forma a oferecer uma solução exclusiva de segurança em trabalhos de altura.
É importante que se assegure que o arnês para trabalhos em altura fica bem encaixado e que as alças do ombro, cintura e pernas estão bem ajustadas ao corpo.




É importante que se assegure que o arnês para trabalhos em altura fica bem encaixado e que as alças do ombro, cintura e pernas estão bem ajustadas ao corpo.
4. Prefira o arnês de segurança que lhe ofereça mais conforto
Uma das razões pelas quais os trabalhadores acabam por abandonar o arnês de segurança e outros equipamentos para trabalhos de altura é por não se sentirem confortáveis em utilizá-los. Um arnês de segurança de qualidade é feito para assegurar proteção e segurança, mas também conforto e funcionalidade.
Um bom arnês de segurança oferece um acolchoamento extra e maleável, garantindo um ajuste seguro mas igualmente confortável para quando o trabalhador está suspenso no ar. E é este tipo de arnês que deve adotar!
5. Opte sempre pelo arnês de segurança com garantia de segurança e qualidade
Para se certificar da garantia de segurança e qualidade de um arnês, verifique sempre a etiqueta do fabricante.
Os arneses que os trabalhadores precisam de usar na sua profissão devem ser certificados por padrões internacionais de segurança e qualidade como ISO, EN, ANSI e CSA.
Está à procura de equipamentos anti-queda? Na M&M Protek desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho e temos as melhores opções para si. Visite o nosso website em www.mmprotek.pt e faça já a sua encomenda. Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações acerca de um ou mais produtos, contacte-nos. Podemos ajudá-lo!