EPIS: Quais os vários tipos e a importância de cada um deles

Está à procura de Equipamentos de Proteção Individual? Quer saber quais os EPIS que melhor se ajustam aos riscos inerentes à sua atividade? Neste artigo vamos explicar-lhe o que são EPIS, quais os tipos de EPIS mais comuns no mercado e de que forma estes podem minimizar os riscos para a sua atividade laboral.

O que são EPIs?

EPIS são Equipamentos de Proteção Individual, ou de forma mais clara, são dispositivos, utensílios e até vestuário, utilizados pelos trabalhadores com o objetivo de garantir a sua segurança e minimizar riscos para a saúde no ambiente de trabalho. Os EPIs são obrigatórios e devem ser adequados às atividades exercidas e aos possíveis riscos presentes. Os exemplos de EPIs mais comuns, incluem:

  • Capacetes
  • Óculos de proteção
  • Luvas
  • Máscaras
  • Protetores auriculares

EPIs: Em que situações são obrigatórios?

Por norma, é obrigação das empresas/ entidades empregadoras, disponibilizar os EPIs necessários à atividade dos seus funcionários. O equipamento deve estar em perfeito estado de conservação e capaz de assegurar o bom desempenho das funções a que se destina.

Os EPIs existem para serem utilizados nas seguintes condições:

  • Quando as medidas de ordem geral da empresa, não oferecem proteção completa contra os riscos de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
  • Durante o processo de implementação das medidas preventivas e corretivas a adotar pela empresa
  • Para a resposta em situações de emergência.

De uma forma geral, os EPIs são todos os dispositivos ou produtos de uso individual que minimizam ou eliminam os riscos inerentes à função desempenhada pelo trabalhador. Por isso, existem equipamentos próprios para todas as áreas do corpo que estejam sujeitas aos perigos de agentes ambientais.

EPIs e respetivos riscos associados

Conforme já foi descrito, para cada função a desempenhar e mediante a área do corpo que esteja mais exposta aos riscos de lesão, existem tipos de EPIs associados. Os mais comuns são:

EPIs para proteção da cabeça

Para proteger a cabeça contra impactos causados por choques mecânicos, quedas ou projeções de objetos, os EPIs recomendados são os capacetes. Os capacetes impedem que ocorram traumatismos, e outros tipos de lesões, muitas delas que até podem ser fatais. Por norma, este tipo de EPI é feito com materiais de resistência ao impacto e alguns modelos têm aberturas laterais para o acoplamento de acessórios, como lanternas, protetores auditivos e faciais.

Dependendo do tipo de atividade exercida pelo trabalhador, os capacetes de proteção individual podem ser de três tipos:

  • Aba frontal: Para uso geral, tem por finalidade proteger o crânio contra choques e diminuir os impactos externos sobre a cabeça. Por esse motivo, este tipo de EPI é muito utilizado por pessoas que trabalham na construção civil, pois é fundamental para proteção em caso de quedas de tijolos, pedras ou outro tipo de materiais. Estes capacetes devem ser sempre usados com a aba virada para frente, já que a mesma também ajuda a proteger os olhos em caso de projeção de objetos.

  • Aba total: Normalmente é utilizado para proteger a cara, na sua totalidade, contra queimaduras elétricas e de outro tipo. São muito utilizados em funções relacionadas com soldaduras, por exemplo.

  • Com viseira: Este tipo de capacete tem por finalidade proteger a cabeça e a face. É especialmente utilizado em locais onde há risco de explosão e consequente projeção de partículas ou faíscas. Portanto, também minimizam o risco de queimaduras.

Para além dos capacetes, também existem acessórios para complementar os capacetes. Nem sempre as viseiras estão integradas no capacete, por isso, também elas podem ser adquiridas à parte, assim como lanternas e outros acessórios úteis ao desempenho de determinadas atividades. Pode ver e comprar acessórios diversos, para capacetes, na loja online M&M Protek.

EPIs para Proteção das Mãos

As mãos são a zona do corpo mais usada na maioria das atividades laborais. Existem mesmo muitas funções que precisam da dedicação e uso das mãos, de forma integral, por isso, é muito frequente acontecerem acidentes que envolvem esta parte do corpo. Por ser tão frequente, é muito importante investir em formas de garantir uma proteção integral para as mãos.
Os riscos mais comuns para lesões nas mãos são:

  • Riscos mecânicos: Cortes, perfurações, choques, altas e baixas temperaturas, soldaduras;
  • Riscos químicos: Produtos tóxicos e detergentes;
  • Riscos biológicos: como bactérias, fungos e vírus.

Para proteção das mãos, o EPI utilizado são as luvas de segurança. Dependendo do modelo, elas podem proteger tanto as mãos como os braços. A escolha entre os diferentes tipos de luvas, depende sempre da função exercida pelo trabalhador, pois existe uma grande variedade de modelos, materiais e acabamentos:

  • Luvas descartáveis: Este tipo de luvas usa-se com frequência em funções que necessitam de mais higiene e proteção, como é o caso da área da saúde ou laboratórios onde há uma grande manipulação de materiais biológicos e exposição a vírus.

Luvas reutilizáveis: Tal como o nome indica, são luvas que podem ser utilizadas várias vezes e servem essencialmente para proteger as mãos do frio, da fricção e para a ajuda na manipulação de objetos diversos.

Para além destes dois modelos, que são os mais usuais em várias áreas, existem também os tipo de luvas especificamente dedicados a determinadas funções, como:

  • Luvas Anticorte – para proteger as mãos de cortes;
  • Luvas de Látex Natural – usada para proteger as mãos contra produtos químicos, devido à sua boa flexibilidade e alta resistência contra ácidos e álcool;
  • Luvas de Nitrilo – protege contra óleos, gorduras,entre outros;
  • Luva de Malha – segurança para as mãos em situações de fricção, farpas de madeira, vidros, entre outros;
  • Luvas de PVC – proteção completa contra ácidos, álcool, entre outros;
  • Luvas de Couro – usadas para soldar e proteger as mãos de queimaduras.

Proteção respiratória

Para proteção das vias aéreas e do aparelho respiratório contra agressões como pó, névoas, gases, vapores orgânicos ou materiais biológicos, os EPIS recomendados são:

  • Máscaras descartáveis;
  • Máscara cirúrgica descartável
  • Filtros de proteção de partículas.
  • Máscaras panorâmicas
  • Máscaras respiratórias completas

Pode ver todos as tipologias de EPIS para proteção respiratória, na loja online M&M Protek. Veja também: “Monóxido de carbono no local de trabalho? Saiba os sintomas de intoxicação e como prevenir

Proteção dos olhos

A proteção dos olhos contra o risco de impacto mecânico, projeção de partículas, raios ultravioletas, luminosidade intensa e temperaturas elevadas é feita pelos óculos de segurança. O uso dos óculos é fundamental para trabalhadores de fábricas e indústrias, principalmente entre aqueles que lidam diretamente com máquinas, uma vez que as peças podem lançar partículas contra os olhos e causar lesões que podem provocar cegueira. Na loja online da M&M Protek consegue encontrar vários tipos de óculos de segurança, que se adaptem às suas necessidades e preferências.

Veja também: “Norma EN 166: qual a importância para a proteção dos olhos?

Proteção dos ouvidos

A proteção dos ouvidos também é muito importante, pois a exposição excessiva ou prolongada a barulhos, podem danificar a qualidade auditiva. Os EPIs recomendados para a proteção de ouvidos são os protetores auriculares ou tampões. Eles ajudam a reduzir os efeitos da incidência sonora nos canais auditivos. Esta tipologia de EPIS é utilizada por funcionários que exercem as suas funções a trabalhar com equipamentos muito barulhentos, como máquinas industriais, tratores e escavadoras.

Proteção do Corpo

A proteção do corpo é garantida por vestuário de segurança, tais como: macacões de segurança, fardas antichamas, capas impermeáveis, entre outros. O uso dos diferentes tipos de vestuário, depende sempre do risco para o qual o trabalhador está exposto. Existe vestuário para prevenção de queimaduras, vestuário retrorreflector para sinalização do funcionários, uniformes para cozinha e para a área da saúde, entre outros, todos eles ajustados às especificidades de cada setor e aos riscos que lhe estão associados.

Proteção dos pés

Para os pés também é necessário que exista proteção, nomeadamente calçado que proteja contra o impacto, contra temperaturas extremas de calor ou frio e também calçado que ajude os trabalhadores a terem uma postura correta durante o período laboral.

Para setores como a indústria ou a agricultura, o calçado com reforço de biqueira de aço, impermeável, térmico e anti-fricção é muito utilizado para a proteção dos pés. Na loja online M&M Protek, encontra uma vasta seleção de calçado de segurança e proteção, para os mais diversos setores, nomeadamente indústria, construção e agricultura. Veja também: “Novas normas do calçado de segurança: o que mudou com a EN ISO 20345:2022?

Na loja online da M&M Protek, existe uma gama alargada de todo o tipo de EPIS.

Caso tenha dúvidas sobre os artigos que melhor se adequam à sua atividade, fale com a equipa especializada em equipamentos de segurança no trabalho, da M&MProtek.

Formulário de Contacto